SIPAM apresenta trabalhos na 64° Reunião da SBPC realizada no Maranhão

SIPAM apresenta trabalhos na 64° Reunião da SBPC realizada no Maranhão

SIPAM apresenta trabalhos na 64° Reunião da SBPC realizada no Maranhão

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Dois trabalhos desenvolvidos em parceria com o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) serão apresentados hoje (23) durante a 64° Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Processo da Ciência(SBPC), realizada em São Luiz, no Maranhão. As assessoras Danielle Perreira da Costa e Shirley Cristina dos Santos irão apresentar o Projeto IncluiGEO e o Arco Verde. Os dois tem o mesmo objetivo: alternativas ao desmatamento nos 43 municípios que mais desmatam na Amazônia.
O Projeto IncluiGEO: Geotecnologias Livres para Conhecer, Incluir e Preservar no Arco Verde, realizado em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas, capacitou representantes da sociedade em geotecnologias, difundindo informações sobre o meio ambiente, dados socioespaciais e de políticas que subsidiem o desenvolvimento sustentável na Amazônia. A experiência do IncluiGEO aconteceu no ano passado, em Lábrea, no Amazonas.
No formato de curso de extensão, foram utilizados como recursos de inclusão digital e social, softwares livres de geoprocessamento, jogos didáticos e oficinas sobre legislação ambiental. “Como resultado, foram capacitados 60 pessoas da comunidade e 8 bolsistas em práticas extencionistas. Destaco o grande interesse da sociedade local em conhecer ferramentas de análise espacial que permitam, sob diferentes matizes, a ampliação do conhecimento do seu território, seus problemas e ainda formas de atuação para mitigar as dificuldades”, ressalta a assessora do Sipam e coordernadora do Projeto, Danielle Pereira da Costa.
Já o Programa Arco Verde, que pretende trazer alternativas produtivas e sustentáveis ao desmatamento, envolve vários ministérios, governos estaduais e municípios amazônicos. O Sipam controla as ações, capacitou os técnicos municipais em geotecnologias e inicia a implantação de telecentos nessas localidades. “O fortalecimento de novas práticas de produção, consumo e comercialização está acontecendo através do estímulo à incorporação de práticas voltadas à agroecologia, agricultura orgânica e biodinâmica, incluindo os sistemas agroflorestais, a integração lavoura-pecuária-floresta, a recuperação de áreas alteradas, como também pela valorização dos saberes da comunidade”, ressalta Shirley.
Segundo ela, a mudança do atual modelo produtivo foi e é o desafio da Operação Arco Verde, que certamente será alcançado no médio ou longo prazo, com políticas políticas públicas destinadas à gestão ambiental; regularização fundiária; pesquisa, assistência técnica e extensão rural; produção e comercialização agropecuária e assistência creditícia.
O tema da reunião da SBPC é Ciência, Cultura e Saberes Tradicionais para Enfrentar a Pobreza. A programação científica é composta por conferências, simpósios, mesas- redondas,encontros, sessões especiais, minicursos e sessões de pôsteres para apresentação de trabalhos científicos. A reunião é um dos maiores eventos científicos do país e é realizada desde de 1948.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS