Conflito agrário denunciado por CDHM vai a julgamento

Conflito agrário denunciado por CDHM vai a julgamento

Conflito agrário denunciado por CDHM vai a julgamento

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Nesta segunda-feira (23), data em que completam exatos 140 dias do encarceramento do sindicalista Udo Wahlbrink, do vereador Roberto Pinto e mais dois presidentes de associações de trabalhadores rurais, teve início a audiência de instrução e julgamento, na 2ª Vara Criminal de Vilhena. Serão julgados também mais de uma dezena de trabalhadores rurais que respondem acusações em liberdade.

O caso refere-se ao conflito agrário, ocorrido na área denominada Fazenda Dois Pinguins, que era ocupada à cerca de oito anos por dezenas de famílias de trabalhadores rurais e que sofreu ação de reintegração de posse em favor de um fazendeiro; mesmo sendo objeto de uma ação judicial de retomada das terras, ingressada pelo Incra, em 2004.

Estes fatos ganharam repercussão nacional a partir de uma investigação realizada pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM), da Câmara de Deputados, que constatou que houve uma ação deliberada das autoridades policiais e judiciárias, para criminalizar o movimento que luta pela Reforma Agrária no Cone Sul do Estado. As conclusões do relatório já foram encaminhadas ao Conselho Nacional de Justiça, ao Superior Tribunal de Justiça e ao Governador Confúcio Moura.

A expectativa da defesa dos acusados é a de demonstrar que não há provas nos autos  que justifiquem a manutenção das prisões e muito menos uma sentença condenatória.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS