TCE aponta irregularidades em edital e suspende licitação da CMR para compra de veículos pesados

TCE aponta irregularidades em edital e suspende licitação da CMR para compra de veículos pesados

TCE aponta irregularidades em edital e suspende licitação da CMR para compra de veículos pesados

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O pregão eletrônico realizado pelo Estado para aquisição de veículos pesados visando atender a Companhia de Mineração de Rondônia (CMR), cuja sessão seria aberta nesta terça-feira (17), foi suspenso pelo Tribunal de Contas (TCE), após decisão monocrática proferida nessa segunda-feira (16).
Com orçamento estimado em R$ 1.668.666,67, a licitação tem como objeto a compra de uma escavadeira hidráulica e de dois caminhões. No entanto, feita a análise do edital pelo Tribunal de Contas, foram apontadas irregularidades, que, segundo a decisão, evidenciam perigo de dano ao erário.
O corpo técnico da Corte apontou três inconformidades referentes a ausências: de autorização passada pelo ordenador de despesa (no caso, o gestor da CMR) para abertura da licitação; de adequação financeira, que também deveria ter sido passada pelo gestor; e, por fim, de orçamento estimado em planilhas de quantitativos e preços unitários.
Outra impropriedade apontada na decisão consiste na exigência, sem justificativa, de que os produtos a serem adquiridos sejam de fabricação nacional, o que, segundo o TCE, poderá redundar em violação ao princípio da ampla competitividade e seleção da proposta mais vantajosa.
Diante da possibilidade de dano ao erário e para preservar o interesse público, o TCE determinou aos responsáveis pela licitação – no caso, além da CMR, a Superintendência Estadual de Licitações (Supel) – que se abstenham de praticar qualquer ato relacionado ao procedimento.
O inteiro teor da decisão monocrática do TCE está disponível no site da instituição: www.tce.ro.gov.br.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS