Fotos inéditas da EFMM chegam a Rondônia

Fotos inéditas da EFMM chegam a Rondônia

Fotos inéditas da EFMM chegam a Rondônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Na manhã da última segunda-feira (16), o secretário da Secretaria dos Esportes, da Cultura e do Lazer (Secel), Francisco Leilson “Chicão” acompanhou a cerimônia no auditório da Ceplac, onde o superintendente Wilson Destro entregou ao superintendente do Iphan, Beto Bertagna e ao procurador Ricardo Leite, uma coleção com aproximadamente 300 fotos da construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.

Esta coleção pertencia ao arquivo do engenheiro civil Diogo Braga de Andrade, que fez o registro durante seu trabalho como fiscal nas obras da centenária ferrovia. As fotos são em sua maioria inéditas, algumas datadas no ano de 1907 e todas com anotações, feitas pelo próprio engenheiro, sobre o momento em que foram tiradas.

O acervo foi enviado à Ceplac pela neta do engenheiro, Suely de Andrade, que segundo Destro, fez uma única exigência, que a coleção histórica de fotos da Ferrovia fosse entregue a quem de direito e se torne domínio público. “Nos honra muito ter sido o canal para que estas fotos chegassem ao conhecimento da população rondoniense e viessem compor nosso acervo histórico”, afirmou o superintendente da Ceplac.

Bertagna fez questão de agradecer a Suely e também a Ceplac pela atenção dada ao assunto. “Agradecemos a neta do engenheiro que nos possibilitou ter acesso a um acervo tão importante e a Ceplac pela decisão, este foi um grande gesto de cidadania que deve ser seguido por outros órgãos”, destacou.

O superintendente do patrimônio histórico da União lembrou que a história nunca morre. “O trabalho do Estado em parceria com estas instituições tem mostrado que juntos podemos ampliar nosso acervo, com os devidos cuidados para que estes matérias fiquem para posteridade”, ressaltou Antônio Roberto.

Ao final o secretário da Secel fez questão de falar sobre a importância da dedicação de todos para este momento tão importante que é o centenário da Estrada de Ferro. “Este acervo foi mais uma contribuição e mais um presente que a população recebeu na comemoração histórica do centenário da nossa ferrovia”, finalizou Chicão.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Governo de RO?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS