Pré-candidato afirma que é preciso investir mais na qualificação profissional do advogado
Ampliar as atividades de aperfeiçoamento profissional do advogado é fundamental para garantir à sociedade qualidade técnica daqueles que atuam no mercado, afirma o pré-candidato a presidência da OAB, Andrey Cavalcante. Segundo ele é preciso fazer bom uso das ferramentas que a instituição já dispõe como a Escola Superior de Advocacia (ESA/OAB-RO) para dar este suporte. “O papel da OAB é dar o aperfeiçoamento profissional e hoje constatamos que este trabalho está limitado a palestras jurídicas e outros encontros pontuais”, disse.
Andrey defende que, é necessário buscar parcerias para desenvolver diversas atividades educacionais de alta qualidade e com custo viável. “Precisamos consolidar a ESA/OAB-RO como uma instituição responsável pela formação e educação continuada”. Dentre as propostas, está o desenvolvimento intensivo de palestras e seminários temáticos de curta duração, em formato de workshops.
No tocante à formação continuada, propõe um curso de especialização (lato sensu) aos jovens advogados. Em caráter interdisciplinar, a matriz curricular envolverá temáticas relativas à negociação, mediação de conflitos, gestão de escritório de advocacia e planejamento estratégico.
Ainda, visando promover a produção do saber científico-jurídico de alto nível, a ESA/OAB-RO pretende criar um periódico, devidamente indexado nos sistemas acadêmicos (Qualis, ISSN), com corpo editorial permanente. A escola tentará organizar atividades em conjunto com outras escolas do gênero no Estado de Rondônia, conjugando esforços com órgãos públicos e demais setores. Pretende-se, ainda, avançar na publicação de obras de caráter jurídico contando com a participação de entidades conveniadas.
As propostas foram elaboradas após contato direto com os advogados que relataram as necessidades no âmbito da especialização e também da necessidade dos novos advogados que a cada ano passam no Exame da Ordem, mas entram no mercado de trabalho sem muita experiência. “A ESA/OAB-RO deve ser a ferramenta dos profissionais para proporcionar serviços mais eficientes aos seus clientes”, salienta Andrey. Os professores Vinícius Miguel, Rodolfo Jacarandá e Alexandre Matzenbacher são os principais colaboradores nessa proposta de ampliação dos serviços da ESA/OAB-RO e que farão parte dos compromissos de Andrey Cavalcante caso seja eleito presidente da OAB/RO.