Usina Hidrelétrica Jirau recebe estudantes do Acre - FOTOS

Usina Hidrelétrica Jirau recebe estudantes do Acre

Usina Hidrelétrica Jirau recebe estudantes do Acre - FOTOS

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Acompanhados de professores e deputados, grupo formado por alunos do estado do Acre conheceu a Usina Hidrelétrica Jirau na última sexta-feira, 06 de julho. “Formam o principal objetivo da visita despertar o interesse para a ciência e tecnologia e a formação de engenheiros e outros profissionais na área de exatas”, conta o deputado federal, Sibá Machado (PT/AC), responsável pela organização desta e outras sete excursões estudantis já recebidas em Jirau. A Energia Sustentável do Brasil – ESBR (empresa responsável pela construção e operação de Jirau) tem estendido ao Acre a abertura de vagas para seleções em Curso Técnico em Eletromecânica e futuros estágios, apesar de priorizar a formação de profissionais de dois distritos de Porto Velho, Nova Mutum Paraná e Jaci Paraná para trabalhar na fase de operação da Hidrelétrica.
O relações públicas da ESBR, Normando Lira, apresentou aspectos relacionados à sustentabilidade e características do funcionamento e construção da Usina. “Parabenizo os jovens acreanos pelo interesse em conhecer a instalação da UHE Jirau, vindo de tão longe, visando ampliar suas perspectivas na escolha da carreira profissional”, comentou Normando sobre o perfil da caravana, de 60 pessoas, havendo quem viajasse mais de 900 km para isso, sendo, ainda, selecionados pelas melhores notas e frequência escolar entre dez escolas, da capital Rio Branco, municípios de Porto Acre, Feijó, Sena Madureira, Tarauacá, Quinari, Manoel Urbano e Bujari.
 “Os alunos estão fascinados em vivenciar este momento, na etapa de construção de uma mega obra da engenharia”, conta o professor Paulo André, de Feijó. “Chama a atenção ver o que o ser humano é capaz de fazer. Só estando aqui para ter a dimensão. Já não tenho dúvidas quanto a fazer o curso de engenharia”, afirma Anderson Menezes, do município de Quinari. Entre os principais pontos de parada, os alunos conheceram o Vertedouro, as duas Casas de Força, alojamentos, cozinha, refeitórios, áreas de lazer, a Biofábrica e o Centro Integrado de Educação Ambiental – CIEA.
Sobre a importância do empreendimento, que terá capacidade para a geração de 3.750 MW de energia, que contribuirá com o atendimento da demanda nacional, a estudante Paula Oliveira, de Porto Acre, gostou de saber que Rondônia e Acre poderão contar com o fornecimento de duas turbinas da UHE Jirau. “Foi ótimo conhecer um empreendimento que manterá nossas casas. É disso que precisamos, pensar no futuro, com formas de o Brasil crescer e ao mesmo tempo ser sustentável, é o que estamos vendo aqui”, discorreu Paula.
A previsão é que a primeira das 50 turbinas entre em operação no mês de janeiro de 2013 e a última em março de 2015. Com as obras adiantadas, sendo 80% das obras civis já realizadas, a Usina Hidrelétrica Jirau envolve uma logística gigantesca, que contempla o cumprimento de todas as compensações sociais e o desenvolvimento de 33 programas socioambientais, incluindo a construção de uma infraestrutura urbana em completo funcionamento, a Nova Mutum Paraná..
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS