Mais de 100 parapentistas se reuniram no final de semana passado no Morro da Embratel, no Parque Chico Mendes, em Ouro Preto do Oeste, para participarem do 6º Festival Brasileiro de Cross-Country de Parapente, realizado pela Associação de Voo Livre da Amazônia e organizado pela Associação Brasileira de Parapente com apoio da Superintendência de Turismo (Setur), da Sedes e da Prefeitura de Ouro Preto D’Oeste.
Estiveram presentes o superintendente Basílio Leandro, o prefeito de município Alex Testoni e o secretário de Educação Julio Olivar, como convidado especial. Basílio ficou muito surpreso com o profissionalismo e a organização do festival, e em discurso agradeceu o empenho do Secretário Edson Vicente (Sedes) pelo apoio para a realização do evento, que consolida ainda mais a vocação turístico-esportiva do município de Ouro Preto.
Após a assinatura do convênio firmado entre a Associação de Voo Livre Asas da Amazônia e o governo do Estado via Sedes e Setur, o superintendente e o secretário colocaram os equipamentos de proteção e saltaram de parapente, em um voo assistido, de uma altura de quase 300 metros atestando assim a segurança do esporte.
Basilio Leandro falou ainda do crescimento do fluxo de turistas de esportes radicais na região de Ouro Preto, impulsionando assim a economia e o turismo local. A cidade é privilegiada, rodeada de morros e cachoeiras com belas paisagens e tem um forte apelo com os adeptos de trilhas, caminhadas, montanhismo e voo livre.