Com o apoio da Junta de Serviço Militar de Porto Velho, a 1ª Delegacia de Serviço Militar de Porto Velho realizou o alistamento militar na aldeia central da Tribo Indígena Karitiana, no último final de semana. A atividade que aconteceu durante todo o sábado, 07, contou com o apoio de militares da 17ª Base Logística, 31ª Circunscrição de Serviço Militar e o soldado Ismael Taodoreca Karitiana que cumpre serviço militar na Brigada de Infantaria de Selva e que foi o guia da missão.
Como a maioria dos índios Karitianas possuem documentação originária de Porto Velho (certidão de nascimento e carteira de identidade) todos foram alistados e vinculados à 18ª Junta de Serviço Militar. O Tenente Julio Cezar Ardohaim que coordenou as atividades fez a entrega de 02 bolas de futebol e 01 Bandeira Nacional ao chefe e presidente da Associação do Povo Indígena Karitiana – Antenor de Assis Karitiana.
Os jovens alistados nessa data estarão concorrendo a Seleção Geral de 2012 e caso sejam aprovados nos exames, poderão ser distribuídos para servir em quartéis da guarnição de Porto Velho, no ano de 2013, de acordo com o calendário do Serviço Militar das Forças Armadas.
O chefe Antenor Karitiana, que acompanhou os trabalhos de alistamento militar na aldeia, agradeceu a iniciativa do Exército Brasileiro em conjunto com a prefeitura de Porto Velho. “Nós ficamos gratos por mais este serviço de fundamental importância, trazido a nossa aldeia pela prefeitura e pela Junta Militar e que vai integrar os nossos jovens indígenas nas lides da caserna militar, além de dar a cidadania aos que já não estão mais em idade de incorporar, mas que podem ingressar no mercado de trabalho” agradeceu o indígena.