APELO – Confúcio Moura pede para que mentira e ódio não prevaleçam

APELO – Confúcio Moura pede para que mentira e ódio não prevaleçam

APELO – Confúcio Moura pede para que mentira e ódio não prevaleçam

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Ao inaugurar a usina de asfalto usinado, na manhã deste sábado, em Ouro Preto, o governador Confúcio Moura fez um apelo aos políticos aliados e a população em geral “para que a mentira e o ódio não prevaleçam”. Moura estava se referindo a insistência de adversários e setores da mídia em desacreditar seu governo, apesar do volume de ações desenvolvidas em apenas um ano e meio de governo.
“Não vou ficar batendo boca com adversários em ponta de esquina, nem responder a ataques da imprensa. Vou fazer o que sempre fiz, que é trabalhar muito. Se sou um vencedor até hoje é porque trabalho muito”, observou.
Para o governador, além da maledicência própria da postura oposicionista, muitos dos que o criticam estão, na verdade, desinformados a respeito de seu governo. Por isso, fez um discurso centrado no trabalho executado ao longo deste um ano e meio de gestão. Falou do forte trabalho do DER, cujo diretor Lúcio Mosquini, segundo ele “surpreendeu a todos, de dentro e fora do governo, deputados e prefeitos”, citou a Operação Aciso, ação retomada por ele por meio da Casa Militar, que leva “apoio, dignidade e cidadania”, com serviços de saúde, operação documentos a comunidades isoladas e ribeirinhos.
Moura citou dois programas em execução, que por si só, farão dobrar o PIB Rondoniense. Trata-se do programa de regularização urbana e do cadastro ambiental rural. “São pequenas ações, mas eficazes para dobrar a economia.
Falou também do programa de habitação popular, ação que o governo estadual não fazia há mais de 20 anos. “Recentemente lançamos a construção de 1.490 cassas que serão entregues de graça a famílias que não tem onde morar e outro programa pelo qual o morador pagará 10% do que ganha, quitando a casa em dez anos.
Só em Porto Velho serão construídas mais de 10 mil casas. “Será uma pequena cidade nova dentro de Porto Velho”, disse. O governador falou ainda do Banco do Povo, que já permitiu a inclusão bancária de mais de dez mil microempreendedores, que não conseguiriam crédito nas linhas oficiais.
O programa de transferência de renda do Plano Futuro, por meio do qual famílias pobres ou extremamente pobres recebem dinheiro para complementar o programa Bolsa Família, de acordo com Confúcio Moura, já atende cerca de 11 mil famílias no Estado.
Outra importante ação citada foi o Fundo de Apoio e Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Fundaf), pelo qual o governo subsidia os juros de financiamentos de equipamentos em valores de até R$ 50 mil, para a modernização da produção agrícola.
Saúde
A ênfase maior, entretanto, foi dada a saúde pública. Moura iniciou lembrando que a crise no setor está no país todo, inclusive nos hospitais universitários, conforme tem sido mostrado diariamente pela imprensa. No caso específico de Rondônia, entretanto, ele acusou a inércia do governo nos últimos 20 anos.
“A estrutura existente hoje é a mesma que deixei quando fui secretário de saúde, nos anos 80. 24 depois, quando chegou ao governo, encontro um setor aos frangalhos. Meu problema foi que eu não escondi. Mostrei e escancarei para todos verem a situação como estava. Se alguém escondeu, problema dele, mas eu mostrei a realidade de 20 anos sem se fazer nada”, disse.
Para enfrentar os problemas de frente, neste um ano e meio o governo firmou convênio com o Hospital de Câncer São Daniel Comboni em Cacoal e estruturou o Hospital Regional da mesma cidade, deu início a construção do hospital de Guajará-Mirim, no dia 5 de agosto vai inaugurar o Hospital Regional de São Francisco – cujo prédio foi inaugurado pelo governo anterior sem equipamentos nem servidores – assumiu o repasse mensal de recursos às prefeituras, inaugurou o novo Hospital Infantil São Cosme e Damião, em Porto Velho; inaugurou mais 120 leitos no Hospital de Base, nesta terça-feira (10) vai inaugurar a extensão do Hospital de Câncer de Barretos no Hospital de Base; em agosto vai inaugurar duas unidades de pronto atendimento (UPAs) em Porto Velho; em setembro vai inaugurar um moderno centro de diagnóstico por imagem, com os aparelhos mais modernos da atualidade e ainda neste ano começa o processo de construção do novo hospital de urgência e emergência de Porto Velho, uma grande estrutura com 250 leitos, que irá substituir o João Paulo II. “São ações que não se fazem de uma hora para outra. E vamos melhorar a cada mês. Podem acreditar que estamos fazendo o melhor”, encerrou muito aplaudido o governador Confúcio Moura.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS