SAMU - Seis anos de atendimento adequado de urgência e emergência à população

SAMU - Seis anos de atendimento adequado de urgência e emergência à população

SAMU - Seis anos de atendimento adequado de urgência e emergência à população

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (Samu) foi mais uma das ações implantadas pela administração Roberto Sobrinho e há seis anos tem ofertado um serviço essencial no socorro de vítimas de diversos casos, como acidentes de trânsito, enfarte, partos etc. Antes deste serviço quem necessitava de socorro era conduzido por populares, por viaturas da polícia, corpo de bombeiros e outros meios sem o serviço adequado o que resultava num atendimento de risco.
De acordo com o diretor do Samu, Paulo Levi, existem cinco unidades de emergência para atender a população, sendo quatro de suporte básico e uma avançada. “Nossas viaturas são capacitada por uma equipe de paramédicos e médicos em caso de menor complexidade atendidos pelas ambulâncias do Samu e encaminhamos o paciente a policlínicas do município. As vítimas em estado mais grave são levadas para o hospital João Paulo II”, afirmou o diretor.
O diretor acrescentou ainda que o trabalho do Samu é realizado de forma integrada com as unidades de pronto atendimento 24 horas. Elas possuem equipes reforçadas e preparadas com serviços de laboratórios, raios-X, nebulização, internação em leitos por até 24 horas e suturas, dentre outros atendimentos. “Esse serviço é de grande importância, pois cada ambulância é uma célula para estabilizar e salvar pessoas,” acrescentou Paulo Levi.
Ocorrências
De acordo com o diretor, o Samu atende ao mês de 1.800 a 2.000 pessoas vítimas de acidentes de trânsito, arma branca, arma de fogo e paradas cardiorrespiratórias. A região com maior número de atendimentos continua sendo a zona leste.
Apelo
Sem revelar números, o diretor lamentou ainda a grande quantidade de trotes ao Samu durante o ano. “Peço que não liguem se não houver necessidade. Além de prejudicar o nosso atendimento, o trote coloca em risco a vida de pessoas que realmente precisam da nossa atenção”, desabafou. Em caso de emergência médica o cidadão pode ligar para 192.
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS