Encerra-se amanhã o prazo para as empresas efetuarem a aquisição da Certificação Digital para fins de lançamento das informações sobre o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. O Vice-Presidente da Caixa Econômica Federal publicou hoje no Diário Oficial as normas que estabelecem a forma exclusiva de acesso ao canal eletrônico de relacionamento para as empresas que possuam mais de 11 empregados.
O certificado é uma assinatura de uma pessoa jurídica ou pessoa física na rede. Com as mudanças das regras para esse tipo de lançamento, a maior parte das empresas brasileiras deve efetuar o procedimento eletrônico, a fim de não correr o risco de negligenciar o fornecimento das informações fiscais para a Receita Federal e sofrer multas e penalizações.
O certificado tem validade legal e hoje ele é usado por grandes empresas para assinar e-mails corporativos com validade jurídica e também para envio e retirada de informações sobre o FGTS dos funcionários. Maior parte das empresas brasileiras necessita ter essa "assinatura digital" para fornecer informações ao Fisco.
Para adquirir a Certificação Digital, basta se dirigir ao Sescap (Sindicato das Empresas de Contabilidade, Pesquisa e Auditoria - Av.: Carlos Gomes nº 1223 Porto Shopping 2 º andar sala 217, Centro CEP: 76.801-123 Fone: (69) 3223-7577) ou acessar seu site www.sescapro.org.br. O Sescap facilita o pagamento e o empresário pode se informar sobre o tipo de certificação mais indicada para seu negócio.