A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA) participou no domingo, 24 de junho, da VIII Expedição de Limpeza no Rio Jamari. A iniciativa é da Aprima - Associação dos Protetores dos Rios e Meio Ambiente de Ariquemes, e que ao longo dos anos reúne uma quantidade cada vez maior de voluntários.
De acordo com o engenheiro ambiental da Prefeitura de Ariquemes, Glauco Kozerski, os pontos com mais lixo são em acampamentos de pescadores e praias de banhistas. "É nesses lugares onde além da limpeza, é feito uma campanha de conscientização da população. Durante o trajeto, vários pescadores foram abordados e parados, para que a equipe falasse da importância de manter os rios limpos”, declarou.
A expedição contou com cerca de 20 barcos e dezenas de pessoas participaram voluntariamente da ação, onde aproximadamente uma tonelada de lixo foi retirada das margens do Rio Jamari. Segundo Glauco Kozerski, além da limpeza do rio, a equipe aproveita para fazer observações dos pontos onde a degradação está maior, para assim poder analisar a melhor forma de se trabalhar na preservação e recuperação desses locais.