Por volta das 14 horas do dia 10/06/12 a central de operações recebe um ligação informando que uma pessoa tinha sido alvejada por disparos de arma de fogo, em uma festa que ocorria no pátio da Paróquia, ao chegar no local os Policiais Militares verificaram que a vítima já estava morta e então foi identificada como sendo Gilberto Campos Pereira, de 22 anos, a perícia compareceu e constatou que a vítima foi alvejada por três disparos à queima-roupa, conforme a ocorrência policial 637-2012/SFG.
A vítima já tinha registrado uma ocorrência policial no dia 08/04/2012, na qual teria sofrido um atentado contra sua vida, praticado por Welson F.R., vulgo “Welsinho” e por conta das ameaças teria ido passar uns dias na cidade de Porto Velho-RO, retornando no sábado dia 09/06/12, conforme ocorrência 344-2012/SFG, então sabendo da volta de Gilberto os supostos infratores queriam consumar o ato o mais rápido possível.
Os policiais civis da Delegacia de São Francisco do Guaporé, logo após o registro de homicídio, começaram as investigações. À primeira vista as suspeitas recaíram sobre “Welsinho”, então a equipe de investigação, se deslocou até sua residência e flagrou a motocicleta utilizada na fuga do homicídio e ao realizarem buscas, também encontraram a arma utilizada na prática do crime.
Com o desenrolar das investigações, os policiais civis chegaram aos cinco suspeitos de terem participado do crime contra Gilberto. São eles: a senhora Rita Aparecida F.R., mãe de Wilian (camiseta verde claro) e Welson (camiseta branca e azul) partícipes, um menor que receberia uma novilha para pilotar a moto, Nário (camiseta verde escuro)o que ficou encarregado de monitorar a vítima no local e Wilian F.R., que foi quem efetuou os disparos, no entanto não informaram a real motivação do crime.
A foto dos suspeitos está sendo divulgada para que outras vítimas do grupo possam denunciá-los.