A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Rondônia (Adunir) realiza, nesta quarta-feira, 6, na Unir Centro, assembleia geral para avaliar as negociações com o Governo federal e os rumos que o movimento grevista deve tomar de agora em diante.
Para a tarde desta terça-feira estava agendada reunião do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior e o Governo Federal para negociar a pauta de reivindicação. Na assembleia desta quarta-feira, os representantes da Adunir já devem debater os resultados dessa reunião.
De acordo com o vice-presidente da Adunir, professor doutor Fabrício Moraes, a cada dia que passa o movimento grevista dos professores da Unir ganha mais adesão.
“Alguns campis que ainda relutavam em aderir a paralisação estão ligando para informar que também vão entrar em greve”, disse o professor, exemplificando o caso do campis de Ji-Paraná, onde cerca de 90% das atividades acadêmicas estão paralisadas com adesão.
De acordo com informações da Andes-SN, a estratégia no momento é intensificar as ações de mobilização para pressionar o governo a fazer um acordo com os docentes. Os comandos locais de greve têm se organizado com diversas manifestações por todo o País.
No último dia 28 de maio, o Ministério da Educação suspendeu uma reunião já agendada com a Andes – SN sem dar nenhuma justificativa. Desde 17 de maio, docentes de 48 instituições de ensino superior suspenderam por tempo indeterminado suas atividades acadêmicas.
Os professores da Unir reivindicam um plano de carreira bem estruturado, melhores condições de trabalho e contratação de 500 técnicos para a universidade, segundo o presidente da Adunir, professor Delson Xavier.
Conquista
Enquanto empreende luta pela melhoria salarial e melhores condições de trabalho para seus associados, a Adunir atua em outras frentes sempre objetivando agregar melhores condições para seus associados.
Nesse aspecto, a Adunir acaba de firmar convênio de assistência médica e odontológica com o grupo Ameron (Assistência Médica Empresarial de Rondônia). Além do Estado de Rondônia, o convênio tem abrangência de cobertura em alguns municípios do Acre.
De acordo com as primeiras informações liberadas pela direção da Adunir, a taxa de adesão ao plano é de R$ 15 (por titular) com planos a partir de R$ 89 mensais.
Carências
24 horas: Pronto Atendimento
30 dias: Consultas de Pediatria, Ginecologia e Clínica Geral
30 dias: Consultas da Rede Credenciada, Exames laboratoriais simples de baixa complexidade (hemograma, ERS, EPF, VDRL, Glicemia)
90 dias: Raios-X simples, ECG, EEG, Citologia, Dosagem Hormonal, e demais exames não relacionados acima.
180 dias: Ultra-sonografia, Endoscopia, Radioterapia, Tomografia, Mamografia, Hoster, Diálises, Testes Dermatológicos, Testes Oftalmológicos
180 dias: Internação Clínica e Cirúrgica Eletiva.
300 dias: Partos e Eventos da Gravidez.