Médicos que vão trabalhar nas UPA’s concluem curso de ATLS

Médicos que vão trabalhar nas UPA’s concluem curso de ATLS

Médicos que vão trabalhar nas UPA’s concluem curso de ATLS

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A prefeitura de Porto Velho realizou, no período de 31 de maio a 03 de junho, mais um curso de Suporte Avançado de Vida no Trauma (ATLS, sigla do inglês / Advanced Trauma Life Support). Este foi o segundo curso oferecido pela prefeitura aos profissionais da área. No primeiro curso, em janeiro de 2010, trinta e dois profissionais foram capacitados para trabalhar nas policlínicas Ana Adelaide, Hamilton Gondim, José Adelino, Manoel Amorim de Matos e no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).           
Desta vez, o curso foi ministrado para mais 32 médicos que vão trabalhar nas Unidades de Pronto Atendimento Presidente Lula, na zona Leste e na Presidente Dilma, na zona Sul. A capacitação foi ministrada no Centro de Controle de Zoonoses, na zona Leste de Porto Velho.
O curso que encerrou na noite deste domingo, 03, foi ministrado por profissionais altamente capacitados. São médicos da Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado, sediada em Manaus/AM. “Este corpo médico que veio até Porto Velho capacitar os nossos profissionais é formado por doutores no assunto e ensina as técnicas mais avançadas nesse tipo de treinamento. Nós podemos dizer que ficamos hoje com um grupo de médicos altamente qualificados para o Atendimento Avançado em Trauma, como poucos na região Norte”, afirmou o secretário Williames Pimentel.
 A qualificação realizada vai permitir que estes médicos atuem nos serviços de urgência e emergência das Upas. Os próprios profissionais têm condições de fazer as primeiras avaliações e o atendimento inicial do paciente traumatizado que chegar a uma das duas unidades de saúde. O curso de ATLS, também abordou outras questões como, a melhor utilização de recursos complementares mínimos e o uso racional de recursos geralmente já disponíveis e pouco dispendiosos, além dos conteúdos teóricos e práticos.
Os participantes foram avaliados ao final do curso e para atingir a aprovação tiveram que alcançar uma média bastante rígida pelos instrutores. “Com o conhecimento adquirido em um curso de ATLS é possível reduzir a permanência do paciente na unidade de terapia intensiva e também contribui para diminuir as seqüelas que podem vir a incapacitar o paciente", disse o secretário.
 
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS