Ativado Posto de Policiamento Comunitário do bairro Caladinho

Ativado Posto de Policiamento Comunitário do bairro Caladinho

Ativado Posto de Policiamento Comunitário do bairro Caladinho

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Em solenidade na manhã de hoje, 31, no bairro Caladinho, em Porto Velho, a Polícia Militar implantou o Posto de Policiamento Comunitário, para atender os bairros da Zona Sul da capital. Este é um projeto do Comando da Polícia Militar a ser efetivado em todas as localidades onde atuar a Corporação. Também foram entregues Certificados a alunos dos colégios públicos e privados que participaram do 1º Concurso Polícia Comunitária de redações estudantis. A Secretaria de Segurança ainda repassou a Polícia Militar um trailer que será usado como Unidade Móvel de Polícia Comunitária.
O líder comunitário Raimundo Moraes, Raimundinho da Zona Sul, agradeceu ao governo do Estado pela implantação da Base e cobrou ações mais firmes da municipalidade com relação a melhoria das ruas dos bairros “para um atendimento mais eficaz por parte da Polícia aos chamados da população”. Ele contou exemplo de que após acionar a Polícia, a viatura não pode chegar ao local em virtude das ruas estarem intransitáveis.
Já o Comandante da PM coronel Paulo Cesar de Figueiredo, defendeu uma maior interatividade entre Polícia e Comunidade, “nosso compromisso é atender aos chamados da sociedade e, com a filosofia de Policia Comunitária, não vemos só o policiamento ostensivo, repressivo e sim as melhorias na qualidade de vida de toda comunidade na busca de soluções para outros problemas”.
Ao entregar a Base Móvel a Polícia Militar, o Secretario de Segurança Marcelo Nascimento Bessa observou que o atendimento a população é um das prioridades do governo do Estado. O governador Confúcio tem-se mostrado sensível aos nosso anseios e, com isso aplicado recursos na implantação de mecanismos que diminua o índice de criminalidade no Estado. A implantação dessas Bases são eixos de ações que busca a aproximação com a comunidade combatendo os possíveis crimes localizados.
Policiamento Comunitário
O policiamento comunitário é um tipo de policiamento voltado para a prevenção criminal, e não apenas para o atendimento de ocorrências e investigação criminal. Ele promove a integração dos esforços da polícia e da comunidade na tentativa de eliminar as causas da violência. Integra a polícia e a comunidade na definição de prioridades em relação à prevenção criminal e permite a adequação da atuação da polícia às necessidades da comunidade.
O Posto de Policiamento Comunitário do Caladinho possui um histórico de ativação e desativação na realização do policiamento ostensivo, isto ocorre pela falta de estrutura e recursos humanos. O posto pertencia ao 5º Batalhão, em 1999 torna-se do 1º BPM e hoje é inaugurado, pertencendo a 2ª Companhia do 1º Batalhão. A comandante da Companhia é a aspirante a Oficial PM Michely Mendes.
Concurso de Redação Polícia Comunitária
Os alunos que participaram e foram vencedores do 1º Concurso Polícia Comunitária de redações estudantis, uma iniciativa de caráter cultural da 2ª Companhia do 1º BPM, da Polícia Militar – RO, receberam seus Certificados, uma Medalha e livros sobre a filosófica de Polícia Comunitária.
De acordo com a aspirante Michely os objetivos deste concurso de redação estudantil, foram de estimular e promover a prática da expressão escrita; desenvolver a curiosidade sobre o tema Polícia Comunitária, disseminar a filosofia de Policia Comunitária; estimular o pensamento crítico; promover a participação na vida da comunidade da Zona Sul de Porto Velho; resgatar e valorizar os aspectos da Segurança Pública na região.
Participaram do evento lideranças dos bairros da Zona Sul, o coronel PM Santos chefe do CECOMS – Centro de Comunicação Social da Polícia Militar, o tenente coronel PM Neil Gonzaga, Comandante do 1º Batalhão, Ricardo Medeiros Secretário Regional de Planejamento em Porto Velho, major PM Alcântara, chefe do Núcleo de Polícia Comunitária, demais oficiais e praças da Polícia Militar.
 
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS