Ponta do Abunã mostra potencial agro ecológico

Ponta do Abunã mostra potencial agro ecológico

Ponta do Abunã mostra potencial agro ecológico

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A contar do último final de semana, as comunidades dos distritos de Extrema e Vista Alegre do Abunã, na região de Porto Velho, podem adquirir para consumo hortaliças e demais produtos agrícolas ecologicamente corretos.
Isso quer dizer que a produção é mantida sem agrotóxico, apenas com biofertilizantes e bioinseticidas gerados na própria lavoura.
A feira reúne, nos dois distritos, 16 pequenos produtores rurais que utilizam a tecnologia Pais [Programa Agroecológico Integrado e Sustentável], desenvolvida pela prefeitura de Porto Velho, Secretaria Municipal de Agricultura, Emater, Fundação Banco do Brasil e Sebrae.
Segundo a secretária-adjunta de Agricultura de Porto Velho, Clarisse Braga, as feiras têm dois objetivos básicos: “garantir a segurança alimentar aos produtores participantes do Pais e comercializar o excedente da produção, contribuindo para a formação de uma consciência de se consumir alimentos livres de agrotóxicos”.
Clarisse reforça sua tese informando que “quem comercializa essas hortaliças é quem as produz, eliminando o atravessador e garantindo que tudo é livre de agrotóxicos”.
“O objetivo da prefeitura e dos parceiros da tecnologia Pais é que se consiga a certificação da produção, de sua origem e todos os processos de cultivo”, diz Hildebrando Júnior, coordenador das feiras. “As feiras fazem parte de um esforço para fazer frente aos altos índices de agrotóxicos existentes no país”, reforça a coordenadora do Pais na Semagric, Laís Mary Lisboa de Lima Carvalho.
Mudança de cultura
Apesar da chuva registrada na região da Ponta do Abunã, onde ficam Vista Alegre do Abunã e Extrema, os resultados das respectivas feiras foram considerados muito bons. Toda a produção foi vendida, apesar da chuva registrada na região. Para a Semagric, o fundamental é que as mais de 60 famílias atendidas pela tecnologia Pais deixaram a lavoura convenciona porque acreditam contribuir para sua melhor qualidade de vida e também da população.
Ponta do Abunã é uma região que se destaca na tecnologia Pais em função da conscientização de seus produtores, produtividade e também a qualidade de solo. Diante disso, seus produtores começam a colher os frutos depois da capacitação, inclusive, de mercado.
Integram a parceria do projeto Pais a prefeitura de Porto Velho, a Secretaria Municipal de Agricultura, o Sebrae, a Emater e a Fundação Banco do Brasil
Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS