Como parte importante do esforço para melhorar a saúde pública em todo o Estado, o governador Confúcio Moura encaminhou a Assembléia Legislativa um projeto de lei solicitando autorização para a contratação emergencial por tempo determinado de profissionais da área da saúde, para atender nos municípios de Porto Velho, Buritis, Cacoal, São Francisco do Guaporé e distrito de Extrema.
O contrato terá validade por um ano, podendo ser prorrogado uma única vez pelo mesmo período. São contratos de e 20 e de 40 horas semanais. Embora o edital da contratação nem tenha sido publicado, vez que aguarda aprovação dos deputados estaduais, a Secretaria de Estado da Saúde já recebeu centenas de inscrições.
No total serão 1.097 novos servidores temporários, incluindo também administradores, agentes administrativos, auxiliar de serviços gerais e motorista. O maior número, entretanto, é de profissionais da saúde.
O governo está abrindo vaga emergencial para os seguintes profissionais: assistente social, biomédico, enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta, fisioterapeuta especialista em UTI, em hemodinâmica e em fisioterapia cardiorespiratória, fonoaudiólogo e fonoaudiólogo especialista em UTI, médico broncoscopista, médico cardiologista, cardiologista com experiência em mapa holter e ecocardiograma, cirurgião de cabeça e pescoço, anestesiologista, cardiopediatra, cardiopediatra com experiência em ecografia e ecocardiograma, cirurgião cardiovascular, cirurgião geral, cirurgião geral que trabalhe com videolaparoscopia, clínico geral, clínico geral com experiência em regulação ou auditoria, cirurgião ortopédico com especialização em coluna, endocrinologista, médico de urgência e emergência, médico endoscopista, geriatra, gineco-obstetra, hematologista, infectologista, intensivista, nefrologista, neonatologista, neurocirurgião, neurologista, neuropediatra, oncologista, cirurgião oncologista urológico, cirurgião torácico, ortopedista, pediatra, pneumologista, proctologista, psiquiatra, radiologista, ultrassonografista com experiência em ecografia com Doppler, urologista, nutricionista, psicólogo, técnico em enfermagem, técnico em ortopedia, técnico em nutrição e dietética, técnico em radiologia, técnico em aparelhos e equipamentos hospitalares, técnico em laboratório e terapeuta ocupacional.