Como resposta aos anseios da população pela melhoria da saúde pública em Rondônia, o governador Confúcio Moura anunciou nesta quarta-feira (23), ao participar do programa Allamanda Revista, apresentado pela jornalista Elaine Maia, na TV Allamanda (SBT), em Porto Velho, a inauguração de pelo menos duas alas de atendimento infantil e quatro unidades de saúde construídas ou reformadas com recursos do Estado e das compensações das usinas do rio Madeira.
No dia 4 de junho, será inaugurada a UTI neonatal, com 26 leitos; dia 11 será a vez dos 70 leitos da ala de pediatria, ambos no Hospital de Base Ary Pinheiro (HB); dia 25 o hospital infantil construído numa área atrás do HB, enquanto a atual estrutura será utilizada pelo serviço de regulação médica e atendimento geriátrico; dia 9 de julho serão as Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) das zonas Sul e Leste; dia 16 o Hospital do Câncer de Barretos, construído ao lado direito do HB; e dia 23 o Hospital do município de São Francisco.
Sobre o quadro de servidores das unidades da Capital, o governador disse que serão convocados os aprovados em concursos recentes e emergenciais até a realização de um novo concurso público. Já em São Francisco, devido à localização, o atendimento deverá ser garantido por uma organização de saúde, seguindo critérios estabelecidos na lei aprovada pela Assembleia Legislativa (ALE).
O governador falou sobre o fim da greve dos servidores da saúde, destacando ter ficado feliz com a decisão que aconteceu após longa negociação, quando foram expostos os limites financeiros do Estado, com base na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que inviabilizavam o atendimento ao pleito da categoria. Ele ressaltou que com o Estado equilibrado financeiramente e o processo de transposição dos servidores para a União virão os ajustes necessários, mais investimentos e distribuição de renda.
A parceria com as prefeituras e Câmaras de Vereadores, em especial com as de Porto Velho, que concentra a maior população e, consequentemente, problemas, foi outro ponto destacado pelo governador, ressaltando que o trabalho em conjunto está garantindo mais asfalto na cidade e nos distritos (de Nova Califórnia a União Bandeirantes) e, em breve, o embelezamento, através do projeto Canais da Cidadania, que prevê a transformação dos igarapés em pontos de lazer e diversão, com urbanização, ciclovias, campo de futebol sintético, entre outros benefícios. Os primeiros igarapés da Capital a serem trabalhados serão o do bairro Castanheira e o localizado entre as avenidas Guanabara e Herbert de Azevedo. Em seguida será a vez dos igarapés de Ji-Paraná, Buritis e Ariquemes.
A expectativa quanto à publicação da normatização da transposição para esta semana, melhorias da segurança pública e o processo de cassação na ALE também foram abordados por Confúcio, afirmando que o povo aguarda uma decisão e que o voto deve ser conforme a consciência de cada um. No final, o governador aproveitou para mandar um recado à população dizendo que o governo está trabalhando para responder aos anseios de todos. “O primeiro ano foi difícil, mas agora estamos avançando”, afirmou.