Nesta quarta-feira dia 23 de maio de 2012, a Faculdade de Rondônia FARO, através do curso de Direito, realizará um seminário sobre os temas Direitos Humanos - os Discriminados pelo Estado, cujo o título do trabalho são os Soldados da Borracha, “ Os heróis esquecidos”.
O evento contará com a participação de professores docentes, acadêmicos, convidados e integrantes do Sindicato dos Soldados da Borracha/RO. Na ocasião serão apresentados vídeos com fotos e imagens de Seringueiros e Soldados da Borracha, atuando nos idos anos da 2ª Guerra, assim como fotos recentes dos Seringueiros ainda vivos.
Hoje 85% da categoria que formava o efetivo do Batalhão da Borracha estão mortos, os que ainda vivem apresentam as sequelas deixadas como herança da vida dura nos idos anos dos velhos seringais Amazônicos, uns encontram-se em cadeiras de rodas, outros cegos pela química da defumação da borracha, uma parcela considerável desses heróis da pátria apresentam em seus corpos cicatrizes de diversos acidentes que ocorreram em função do trabalho que realizavam na floresta. Estima-se que aproximadamente quase 30 mil trabalhadores perderam suas vidas por ataques de índios, onças, doenças típicas da região e mortes encomendadas pelos “senhores do barranco”, nome dado a muitos seringalistas que ostentavam o poder quase que absoluto na região.
O trabalho foi organizado pelo professor de Direito da instituição o Sr. Antônio Augusto de Souza dias e pelo professor colaborador o Sr.Eudes rosa Cabral, dez acadêmicos farão a apresentação do seminário como expositores. Está previsto para o encontro grande parte da comunidade acadêmica da Faculdade.