Semana de Cidadania é realizada nas unidades penitenciárias de Porto Velho

Semana de Cidadania é realizada nas unidades penitenciárias de Porto Velho

Semana de Cidadania é realizada nas unidades penitenciárias de Porto Velho

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

De 14 a 31 de maio a Gerência de Saúde Penitenciária da Sejus (Gesau), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), está promovendo a “Semana de Cidadania” na Penitenciária Estadual Edvan Mariano Rosendo, no presídio Ênio Pinheiro e Penitenciária Feminina. O objetivo da ação é levar informações de saúde, higiene pessoal e cidadania aos reeducandos.
A novidade este ano é a implantação do projeto “Pensando Saúde e Exercendo Cidadania” do Núcleo de Serviço Social e Enfermagem da Gesau juntamente com a direção das unidades escolares prisionais e a Assessoria de Reinserção Social da Secretaria de Justiça. O projeto contempla dois eixos básicos de ação, demandados pelos próprios reeducandos, que são saúde e cidadania.
O objetivo é promover a saúde e a cidadania através da informação e prevenção de doenças, bem como prestar esclarecimentos sobre os serviços previdenciários e socioassistenciais que os reeducandos e seus familiares têm direito, como também viabilizar o acesso dos mesmos a estes serviços.
No eixo da saúde, estão sendo realizadas oficinas sobre a “Importância da higiene pessoal e ambiental”, a “Saúde do homem e da mulher” e a “Prevenção e identificação de DST`s”. Já nas oficinas do eixo cidadania, os temas abordados são “A importância da documentação” e os “Direitos previdenciários e socioassistenciais do reeducando e sua família”. Ao término das oficinas, caso apresentem alguma necessidade ou demanda relacionada à saúde ou assistência social, os reeducandos serão atendidos pelos assistentes sociais, técnicos de saúde e de reinserção social.
Segundo o coordenador do projeto, o assistente social Carlos Henrique Gomes Sousa, a ação tem uma abordagem interdisciplinar, pois envolve diferentes profissionais como assistentes sociais, enfermeiros e pedagogos, e tem como base as diretrizes contidas na Lei de Execução Penal, Política Nacional de Saúde Penitenciária, de Assistência Social e Previdenciária.
“A intenção é implantar o projeto em todas as unidades penitenciárias e socioeducativas do Estado, melhorando ainda mais a qualidade dos serviços prestados pela Gerência de Saúde e Reinserção Social da Sejus”, finalizou.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS