Aniversário
O governador Confúcio Moura comemora nesta quarta-feira mais um ano de vida. Não vai fazer festa, está em Brasília onde realiza uma cirurgia odontológica. Mas o governador anda tendo mais do que dor de dente para azedar seu aniversário, a greve na saúde vem tirando mais do que sono, vem tirando também a paciência, por que ela acontece exatamente no momento em que o governo começava a organizar a situação da saúde. Por causa da greve, essa “melhora” não está sendo visível.
Diálogo
No início da semana o governador foi para a televisão onde afirmou que vem tentando manter o diálogo com os servidores da saúde, mas eles estão, segundo Confúcio “intransigentes” com as propostas do governo. Ele assegurou o sindicato não quer aceitar a oferta do governo, que seria o aceitável dentro do orçamento. Confúcio tem razão até certo ponto.
Proposta
O governo oferece 5% além dos 6,5% que já concedeu a todas as categorias. Os servidores da Saúde querem pouco mais de 14%.
Arrecadação
O Estado vem arrecadando menos, isso é um fator decorrente da desaceleração da economia e já era esperado. Em primeiro momento, com a chegada de trabalhadores para usinas e implantação de empresas e indústrias, muito dinheiro novo circulou de uma hora para outra e agora esse dinheiro começa a ficar escasso. E o momento é de cautela. Quem acompanha o noticiário nacional e internacional observa que uma crise se aproxima e certamente irá refletir no Brasil e quem sofre mais é quem tem menos.
Porém
O Estado também está gastando mais. Confúcio quer enxugar a máquina ao máximo, mas demitir não é solução. Ele também não pretende cortar gastos como investimentos no setor social e saúde, pelo contrário, prevê mais investimentos. A saída encontrada por sua equipe foi a otimização de recursos, mas para isso precisa de projetos e eles custam dinheiro, já que os quadros do Estado são deficientes nessa área. A solução encontrada foi a contratação de empresas para elaboração de projetos, como Planos de Cargos e Salários. Em dezembro de 2011 o Estado contratou uma empresa para tal tarefa. O prazo para entrega desses projetos já está esgotando.
Sabotagem
Mas o que vem deixando Confúcio realmente irritado são os atos de sabotagem que vem sendo cometidos por alguns servidores, cujos métodos visam constranger e pressionar o governo. No João Paulo II se recusam a transferir pacientes para o Hospital de Base e até mesmo a remover pacientes de macas para as camas. Colchões são retirados das camas e colocados no chão, para simular que continua a situação caótica. No Hospital de Base cirurgias pré-agendadas começaram a ser canceladas por falta de servidores. Ainda no HB, a sala da assessoria de imprensa foi invadida e o quadro elétrico de iluminação dos corredores teve fios cortados.
Relatório
O governo preparou um extenso relatório que será divulgado nesta quinta-feira mostrando o que era, como está e como vai ficar a saúde no Estado. São investimentos diversos, como construção de novas unidades e melhorias nas atuais. O governo pretende mostrar ainda que é tecnicamente impossível conceder, de imediato, o reajuste que vem sendo pedido pelos servidores da saúde.
Fechando
Na verdade a saúde em Rondônia havia chegado ao fundo do poço. A coisa estava tão louca que até o ex-diretor do João Paulo II chegou a ser filmado tendo convulsões na porta daquela unidade, em uma história até agora mal contada. Em outro caso, um paciente agonizava no chão com a boca cheia de vermes, um cenário surrealista. Em função dessas barbáries, percebeu-se que a coisa era bem pior que se pensava. Foi preciso tomar algumas atitudes mais radicais, que já eram para serem percebidas pela população, mas com a greve a coisa fica ainda pior. Mas sacanagem mesmo é sabotar o local de trabalho. É uma irresponsabilidade e os vândalos devem ser punidos com rigor. Fazer greve tudo bem, ainda vai, mas quebrar o patrimônio, deixar de atender, invadir e depredar aí é outra coisa.
Melhor idade
Nesta quinta-feira (17) 400 idosos vão participar de mais uma edição do Baile da Saudade, evento tradicional no SESC Rondônia. O Baile tornou-se um momento especial para os jovens da terceira idade mostrar que a determinação e a vontade de viver pode combater alguns males que atingem a idade. Neste ano, o Baile da Saudade vai ser realizado no período da tarde, a partir das 14h, na unidade do SESC Esplanada, em Porto Velho. As mamães participantes vão receber uma homenagem especial que o grupo de idosos preparou para contemplar o mês das mães. O grupo musical Anjos da Madrugada vai ser a atração do Baile e prometem tocar um repertório variado para animar os idosos.
Falando em Sesc
A instituição vem conseguindo se manter mesmo diante das mudanças e se firmou como referência para comerciários e usuários do sistema. Em Rondônia o Sesc vem oferecendo uma variada programação que vai desde exposições de arte ao programa Ação Global, em parceria com a Rede Globo, que presta uma gama imensa de serviços para a população. O Sesc em Porto Velho fica situado na Avenida Presidente Dutra, 4175.
E os outros?
Conforme a coluna mostrou, cassar o mandato de Valter Araújo é uma questão de respeito com os eleitores de Rondônia, mas ficou o questionamento em relação aos demais parlamentares envolvidos. A resposta é a mesma, eles também deveriam ser cassados, pelo bem do próprio legislativo, que poderia sair “limpo” dessa história. Epifânia, Saulo, Zequinha, Flávio Lemos, Ana da 8, Euclides Maciel e Jean Oliveira também deveriam perder o mandato por quebra de decoro parlamentar. Eles usaram o cargo para receber favores, dinheiro e sabe-se lá o que mais em proveito próprio.
Confessas
Epifânia e Ana da 8 confirmaram essa quebra de decoro na Polícia Federal, durante depoimentos prestados. Saulo foi filmado, Zequinha e os demais gravados, então não restam dúvidas, é preciso cassar todo mundo.
Sucupira é aqui
Em Cacoal o prefeito Padre Franco fez um grande rega-bofe para inaugurar o primeiro semáforo da cidade. A coisa foi tão séria que teve até solenidade, uma coisa provinciana e sem sentido. Engraçado foi um morador da cidade, que bem humorado postou em seu Facebook duas fotos, na primeira o sinal fechado “meu primeiro sinal vermelho em Cacoal” e na segunda “meu primeiro sinal verde em Cacoal”. Realmente deve ser muita emoção.
Contatos
Para entrar em contato com a coluna envie e-mail para alan.alex@gmail.com, ou pelos telefones (69) 3219-3474/ 3229-8673 / 9248-8911. No facebook/painel.politico
Um em cada três adultos no mundo tem pressão alta
A Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou nesta quarta-feira o relatório anual sobre estatísticas sanitárias que mostra que um em cada três adultos no mundo tem pressão alta, condição que causa cerca de metade das mortes por derrame ou ataque cardíaco. De acordo com o relatório, um em cada dez adultos tem diabetes.
— Este relatório oferece uma evidência a mais do aumento dramático das condições que desencadeiam os problemas de coração e outras doenças crônicas, particularmente nos países pobres e em desenvolvimento — disse a diretora geral da OMS, Margaret Chan. — Em alguns países africanos, metade da população adulta é hipertensa.
Pela primeira vez, o estudo estatístico da OMS inclui informação de 194 países sobre os altos níveis da pressão sanguínea e da taxa de glicose no sangue em homens e mulheres. Em países desenvolvidos, o diagnóstico e o tratamento barato ajudaram a reduzir o índice de hipertensos. Já na África, estima-se que mais de 40% dos adultos em muitos países sofram com a pressão alta, mas a maioria continua sem diagnóstico.
Os dados sobre nível de glicose no sangue mostram que enquanto a média global está em torno de 10%, até um terço da população em alguns países do Pacífico. Quando não tratado, o diabetes leva a doenças cardíacas, cegueira e falência renal.