Uma comitiva do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/RO) e um grupo alemão representantes da Universidade Ulm visitaram à Construtora Norberto Odebrecht S/A, uma das empresas acionistas e responsáveis pela construção e operação da Usina Hidrelétrica Santo Antônio. A empresa pertence a um grupo brasileiro na área de engenharia e construção, que investe em projetos de infraestrutura, com foco nos setores de energia, de transportes e de água e saneamento básico.
Os visitantes foram recepcionados pelo gerente administrativo financeiro, Jorge Luz que contou que há 68 anos, no estado de Pernambuco, a empresa se iniciou com mestres de obras advindos da Alemanha. Em sequência, Jorge apresentou dados, infográficos e status que a empresa detém com relação à construção da usina com informações atualizadas, como: montagem (7,8%), gerenciamento (2,4%), energia (2%) e engenharia (2,3%). E ainda o timeline, entre os anos de 2008 a 2015. O engenheiro e gestor da área de eletromecânica de montagem, Andrei Stankivisk também acompanhou as apresentações.
Em seguida, o grupo com orientação do engenheiro, Alaor Rodrigues, visitaram setores da construção como a área de soldagem. Alaor apontou que organização de equipes, padrão de qualidade, formação em áreas específicas, como soldagem e eletrônica são metas já cumpridas, mas que precisam de aperfeiçoamento. A casa de força também foi um dos pontos visitados, e é onde acontece todo o processo produtivo de energia elétrica, explicou Andrei.
Jorge conta que a expectativa é continuar a desenvolver pessoas locais, “todo empreendimento que participamos a primeira preocupação é integrar pessoas da região que nem sempre tem a especialização requerida, principalmente num projeto como esse tão específico, então a possibilidade de melhorar a educação profissional é imprescindível”.
“O SENAI sempre nos traz ótimas oportunidades de reciclagem e educação em habilidades de nossa equipe, e a visita dos alemães é extremamente importante para Rondônia que vai receber novas tecnologias e conhecimento, e claro estamos sempre abertos às pessoas com esse propósito”, destacou o gerente.
A comitiva formada pelo diretor regional do SENAI Rondônia, Vivaldo Matos Filho, o diretor da Escola SENAI Padre Marcelo Bertolusso, David Maciel, e o grupo alemão da cidade de Ulm, composto pelo representante da Universidade de Ulm, Volkmar Schuler e representante da Câmara de Comércio Exterior, Norbert Maier, Governo Federal Deniz Sertcan e SEQUA – Entidade de Qualificação Profissional Ulrich Stein e Ralf Speit, respectivamente.
A visita fez parte da semana, em que um convênio foi assinado entre o SENAI Rondônia e a Universidade de Ulm, para transferência de tecnologia no segmento de mecatrônica e novas tecnologias.