A prefeitura de Porto Velho, através da secretaria municipal de Saúde (Semusa), iniciou no sábado, 05, a campanha de vacinação contra a Gripe comum e também o vírus Influenza A (H1N1). Mas os resultados esperados para o primeiro dia de vacina não foram alcançados. De acordo com a Semusa, a média de pessoas imunizadas em Porto Velho foi igual à atingida em todo o Brasil, 12%. Apenas 6.460 procuraram um dos 80 postos de atendimento, entre Unidades de Saúde, escolas, igrejas, associações e farmácias, disponibilizados pela prefeitura.
Segundo Luzanira Morais, chefe da divisão de Imunização da Semusa,o primeiro dia de vacina obteve um bom aproveitamento, apesar de não ter atingido a meta desejada pela secretaria. “Em função de uma série de eventos acontecendo ao mesmo tempo na cidade, muitos portovelhenses deixaram de se vacinar no primeiro dia da campanha.
E aproveitamos para convidar novamente às gestantes em qualquer período da gestação, idosos acima de 60 anos e pedir aos pais que tragam as crianças de seis meses a dois anos para vacinar contra a gripe. Vacine-se por você. Vacine-se por todos. E assim vamos atingir a meta de 46 mil imunizados no município”, afirma.
Atendimento
Nesta segunda-feira, 07, a procura foi maior nos postos de atendimento. Na Policlínica Rafael Vaz e Silva, só nas primeiras horas do dia foram vacinados mais de 40 pessoas. Ezivônia Soares levou o filho, Pedro Henrique, 1, para receber a vacina. “É importante prevenir. Eu vivo gripada e se tem essa oportunidade de evitar e ainda de forma gratuita, é claro que vou aproveitar. Bom seria se todos pudessem receber”, comenta.
A Campanha de Vacinação contra a Gripe vai até 25 de maio. O horário de funcionamento será das 8h às 17h. A meta é imunizar 46 mil pessoas em Porto Velho. Para tanto a Semusa irá tender também aos acamados, com a vacina da gripe e pneumonia. Então quem não possui condições de se locomover e atender a um dos critérios para se vacinar pode solicitar o atendimento pelo telefone 3901-3194.
Distritos
Uma equipe da Semusa iniciará, nesta segunda-feira, 07, a distribuição do material para os 13 distritos de Porto Velho. “Vamos iniciar os atendimentos na Ponta do Abunã. A Semusa já disponibiliza em todos os distritos, profissionais capacitados para realizar esta vacina. O que fazemos é enviar um carro com todos os materiais necessários para que estes possam imunizar não somente quem está na cidade como também pessoas que estão localizadas nas linhas. Atendendo assim a toda a população”, disse Luzanira.