OPINIÃO DE PRIMEIRA – O Congresso não funciona e quem torce pela ditadura só comemora – Por Sérgio Pires
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O CONGRESSO NÃO FUNCIONA E QUEM TORCE PELA DITADURA SÓ COMEMORA
O Congresso brasileiro não apita mesmo. No nosso sistema presidencialista, é do Planalto que saem as principais decisões. O governo determina, sua grande maioria aliada cumpre. Portanto, o Congresso torna-se, cada vez mais sem serventia prática, quando deveria ser um forte e decisivo pilar da democracia. Enrolado em corrupção, elegendo gente cada vez pior - e a culpa disso é única e exclusiva do eleitor – o parlamento torna-se um arremedo do que deveria ser. Não se ouvem mais discursos que abalam a estrutura do país. Os analfabetos e semianalfabetos, levados ao Congresso por seus pares do mesmo nível, pululam, correndo atrás de benesses e vantagens para si e seus apaniguados, enquanto quem os elegeu morre de rir. E de fome. E de falta de saúde. E de falta de educação. O bom humor no Brasil pode se tornar humor negro, quando a eleição é utilizada como protesto, mas sempre para o pior. Claro que está se falando na média, porque ainda há exceções. Mas, a cada dia, tanto o povo brasileiro quanto o governo, respeitam ou temem cada vez menos nossos parlamentares.
Quem conviveu na época dos discursos cheios de ironia e sapiência de Tancredo Neves; com a voz rouca e respeitada de Ulysses Guimarães; com a enciclopédica sabedoria de Paulo Brossard, sabe do que se está falando. Quem ouviu um discurso de opositor de Leonel Brizola, também sabe. Hoje, o Congresso brasileiro tornou-se uma espécie de balcão de negócios, pobre em ideias, paupérrimo em representação dos grandes interesses nacionais. Vale para o Congresso, vale para a grande maioria das Assembleias Legislativas e para as Câmaras de Vereadores. É por isso que o risco torna-se cada vez mais iminente. Quando a população em peso chegar à conclusão que parlamentos só dão despesa e desgosto, aí surgirão os amantes da ditadura, como já os temos em profusão no Brasil e em toda a América Latina. O perigo é grande.
NOVELA TENSA
Afunilam os trabalhos da Comissão Processante em relação aos envolvidos na Operação Termópilas. O clima esquenta, os ânimos se acirram e em breve, as primeiras decisões serão anunciadas. Há unanimidade nos comentários sobre a cassação de Valter Araújo. E ouve-se também, com grande frequência, que quando isso ocorrer, Valter pode aparecer e abrir o bico, contando tudo o que sabe. Ou seja: não faltarão emoções nos capítulos finais desta tensa novela da vida real.
250 MIL REAIS
O programa Nota Legal, embora ainda esteja sendo constantemente corrigido em seu percurso, já é grande sucesso. E anuncia, para este mês, prêmios recordes aos consumidores. O maior deles, de 250 mil reais, uma grana muito boa. O segundo ganhará 50 mil e o terceiro 25 mil reais. E o comércio tem que se adequar, fornecendo nota fiscal com o CPF do comprador, para que ele possa se habilitar a tantos prêmios. O sorteio será no próximo dia 27, um domingo.
DIAS DECISIVOS
As próximas semanas serão decisivas para a corrida pelas Prefeituras. Na Capital, pesquisas pululam por todos os cantos, pré candidatos roem as unhas, partidos que juravam ser aliados de outros, mudam de lado. Nomes não faltam, debates sobre quem tem chance ou não são infinitos. Por enquanto, poucos abrem o jogo abertamente. Mas em breve começarão a tratar também de programas de governo. Daí, o eleitor começa a ver quem é quem no jogo. Antes, é só briga de partidos, sem envolvimento da comunidade.
RECUPERAÇÃO
Ainda chove de vez em quando, mas a recuperação de ruas e avenidas destruídas pelo inverno amazônico rigoroso neste ano, já está a pleno vapor em Porto Velho. A Prefeitura colocou seu bloco na rua e a competente Miriam Saldaña, secretária de obras, acompanha tudo de perto. Corrida contra o tempo, porque há muito o que fazer. As obras dos viadutos sobre a BR também recomeçaram. O Dnit e a própria Prefeiturra começam a reconstruir ruas destruídas depois do desvio da BR 364. Enfim, as coisas começam a melhorar, na maior cidade do Estado.
VOOS MALUCOS
Casal saiu de São Paulo para ir a Manaus. Em Cuiabá, soube que voaria antes para Porto Velho. Chegando aqui, os dois foram informados que Manaus estava fechado. A dupla embarcou e voltou a Cuiabá, esperando, enfim, chegar a Manaus. Para surpresa deles, voaram sim, mas de novo para Porto Velho. Foi uma verdadeira maratona aérea até que chegaram ao seu destino. Raiva também passou um passageiro que saiu de Porto Alegre às 9h da manhã e só chegou a Porto Velho 22 horas depois. E a Copa do Mundo vem aí. Com essa estrutura aérea que temos...
CACHOEIRA DE ROLOS
A semana vai começar com a CPI do Cachoeira esquentando as turbinas. Todas as atenções se voltam para o depoimento do próprio Carlinhos Cachoeira, no próximo dia 15, uma terça-feira. Contará tudo? Vai proteger alguns e dedurar outros? Quantos poderosos mais serão encontrados na malha criminoso que ele criou e no qual tantas autoridades se enredaram? Chegarão as denúncias ao Planalto? Enfim, a CPI que se desenha, se tiver um pingo de seriedade, pode destruir uma estrutura criminosa e corrupta poucas vezes vista neste Brasil. Esperemos para ver no que vai dar...
PERGUNTINHA
Até quando continuarão agindo os ladrões de lâmpadas e equipamentos da iluminação pública em Porto Velho, sem que ninguém seja denunciado e preso?
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!