Os alunos do curso de Ciências Contábeis da FIMCA, Faculdades Integradas Aparício Carvalho, estarão a serviço da comunidade de Porto Velho até o dia 30 deste mês, auxiliando na elaboração de Declarações de Imposto de Renda de Pessoa Física (DIRPF 2012). Em homenagem ao Dia do Contabilista, comemorado nacionalmente no dia 25 de abril, a coordenadora do curso, professora Maria Eline Santana Brasil, mobilizou os acadêmicos para prestarem, gratuitamente, este serviço à comunidade.
A abertura do evento foi nesta terça-feira, das 18:30 às 22:00 horas no Prédio Neoclássico. O principal objetivo da ação é, além de proporcionar aos alunos oportunidades de prática profissional, facilitar os trâmites para aqueles que têm obrigação de declarar os impostos, mas tiveram poucos rendimentos no último ano. Os interessados deverão comparecer, nos dias 25, 26, 27, e 30 (quarta, quinta, sexta e segunda), na Empresa Júnior (Sala 01) no Prédio Azul, no horário das 14 às 22 horas, munidos de todos os documentos, para fazer a sua declaração.
De acordo com a professora Maria Eline Santana Brasil, a ação faz parte de um projeto de extensão que, “além de prestar um serviço social, pois a atividade é aberta ao público em geral, os alunos do curso ganham muito ao colocar em prática junto à comunidade o que aprenderam durante o curso, sendo preparados para enfrentar o mercado de trabalho”.
Documentos necessários
Com o intuito de agilizar o atendimento e zelar pela retidão das informações que compõem a Declaração de Imposto de Renda, é importante que as pessoas interessadas apresentem a documentação necessária: cópia da ultima declaração (se tiver); comprovantes de rendimentos, inclusive dos dependentes; comprovantes de pagamentos de escola, planos de saúde, despesas médicas e odontológicas e planos de previdência privada; extratos bancários (que são remetidos para fins de Imposto de Renda) com a posição patrimonial do contribuinte no inicio e ao final do exercício; documentação que comprove os bens a serem declarados, bem como seus valores de aquisição ou venda dentro do exercício; comprovação da posição financeira de dívidas existentes (financiamentos, empréstimos, etc.); dados dos dependentes (nome, vinculação, data de nascimento e CPF); em caso de algum rendimento em virtude de sentenças judiciais, levar o comprovante; caso seja autônomo, levar os rendimentos e também os comprovantes de pagamento de previdência oficial.
Será solicitado ao contribuinte que assine um termo em que constará a relação de documentos apresentados para a elaboração da declaração, responsabilizando-se pela veracidade de todas as informações.
Dia 30 de abril é o prazo final para que os contribuintes acertem as contas com o Leão e informem os rendimentos obtidos em 2011. Quem não enviar o documento vai pagar multa mínima de R$ 165,74. Se o total dos seus rendimentos tributáveis anuais for inferior a R$ 23.499,15, você não está obrigado a apresentar Declaração de Ajuste Anual Ano-base 2011, respeitando os demais critérios de obrigatoriedade.