Ministério destaca apoio a Rondônia para melhorar urgência e emergência na saúde

Ministério destaca apoio a Rondônia para melhorar urgência e emergência na saúde

Ministério destaca apoio a Rondônia para melhorar urgência e emergência na saúde

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A agência de notícias do Ministério da Saúde destacou em sua página na internet, a vinda de representantes do ministério a Porto Velho, a pedido do governador Confúcio Moura, para ajudar a Secretaria de Estado da Saúde a reorganizar a rede de urgência e emergência do Sistema Único de Saúde (SUS). A nota informa que técnicos de diversos setores do ministério estiveram em Porto Velho para conhecer a realidade e encontrar soluções em junto com os gestores locais.

Um dos principais problemas do atendimento em Porto Velho é o Hospital de Pronto Socorro João Paulo II, que possui um número de leitos (160) insuficiente para atender a procura. De acordo com o governador, algumas medidas já foram tomadas para sanar o problema. “Conseguimos mais 150 leitos de retaguarda por meio de convênios com hospitais privados. O Hospital de Base já está com 120 leitos prontos e devem ser inaugurados no início de maio”, destacou Confúcio Moura.
A equipe do ministério também realizou visitas nas unidades de saúde de Porto Velho e constatou que quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPA) devem ser entregues ainda no primeiro semestre. O Ministério da Saúde, que já repassou toda a verba necessária para a ativação das UPAs, espera pela inauguração, que deve ocorrer ainda no primeiro semestre. “O Estado deve inaugurar duas UPAs tipo III, de gestão do estado, nos próximos 60 dias. E até o fim de maio, mais duas UPAs tipo II, de gestão municipal, já devem estar em atividade”, explicou Adriano Massuda, secretário executivo adjunto do MS.
De acordo com Adriano Massuda, a parceria entre o ministério com o governo do Estado e municípios reflete o compromisso do ministro Alexandre Padilha e da presidenta Dilma Rousseff de enfrentar os desafios estruturais do Estado. “Nós queremos agir com mais força, oferecendo nosso apoio para reorganizar as redes de atenção. Esperamos voltar aqui e ver resultados positivos”, explica Massuda.
A agência registrou ainda a proposta de incluir o João Paulo II, unidade mais carente da capital, na ação estratégica S.O.S Emergências. Pela estratégia, o hospital receberá R$ 3,6 milhões ao ano para investimentos e custeio.
Interior – O plano emergencial também prevê solucionar problemas em municípios vizinhos. O Ministério da Saúde já repassou, por meio do Fundo Nacional de Saúde (FNS), a primeira parcela para a construção de quatro UPAs tipo II em Ariquemes, Cacoal, Ji-Paraná e Rolin de Moura. Também está prevista a readequação de Unidades Básicas de Saúde (UBS) em 13 municípios. O FNS também transferiu recursos para a reforma de UBS em outros dez municípios.
Em Ariquemes, está prevista a construção de uma Central de Regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no primeiro semestre deste ano. Já foi publicada a Portaria nº 718, que destina recursos financeiros para construção, aquisição de mobiliário e equipamentos de tecnologia da informática e rede ao SAMU da cidade.
O Ministério da Saúde vai aguardar o diagnóstico final da visita para traçar a estratégia de apoio ao governo de Rondônia. Outras medidas a médio e longo prazo também devem ser desenvolvidas para a melhoria do SUS na capital.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS