Agora é oficial. A cidade de Ji-Paraná a 350 km da capital, na região central do estado, vai sediar os 6º Jogos Intermunicipais de Rondônia no próximo mês de setembro. A confirmação foi passada nesta terça-feira à imprensa pelo secretário da SECEL – Francisco Leilson, O Chicão.
Segundo ele, o prefeito do município, José de Abreu Bianco, ratificou a proposta de parceria com o Governo do Estado de realizar os jogos daquela cidade, bastando apenas definir os dias de sua realização.
Será a terceira vez que a cidade sediará o evento, tendo as duas primeiras em l983/l985. Como das outras, Ji-Paraná foi escolhida por possuir totais estruturas físicas para acolher, desta vez, mais de dois mil atletas participantes na disputa das sete modalidades disponíveis durante uma semana de jogos nos naipes masculino e feminino.
O objetivo do JIR é massificar o desporto no estado, propiciar o desenvolvimento integral do cidadão rondoniense como ser social, autônomo, democrático e participante, contribuindo para o pleno exercício da cidadania, compensando os efeitos nocivos da vida moderna e preservação da saúde humana, gerando atividade econômica com mercado diferenciado pela oferta de novos empregos, serviços e bens de natureza esportiva, além de promover o intercâmbio entre os profissionais da área do desporto e população de todos os municípios do Estado, incentivando as práticas desportivas formais, a busca do auto-rendimento e o fortalecimento das Federações envolvidas.
Sediar os Jogos Intermunicipais é prova de que Ji-Paraná possui compromisso de desenvolver o desporto em sua máxima extensão. Sediar o JIR não é só promover o intercâmbio desportivo, mas sócio-cultural/turístico entre milhares de atletas, dirigentes e meios de comunicação. Enfim, sediar o JIR é a cidade deixar um grande legado às futuras gerações – completou Chicão.
Reedição
Os Jogos Intermunicipais de Rondônia foram criados pelo saudoso Governador Jorge Teixeira de Oliveira em l983, paralisados desde 1987 e reeditado no Governo Confúcio Moura em 2011,
com grande sucesso por dezessete municípios em Cacoal, tendo a cidade levantado o título de campeã no cômputo geral, ficando Porto Velho em segundo lugar.
Diante do sucesso alcançado em Cacoal no ano anterior, a coordenação geral dos jogos, sob a direção da equipe técnica da SECEL, tendo à frente o gerente José Carlos Barbosa, prevê participação de todos os cinqüenta e dois municípios, e em torno de três mil atletas, considerando o mês de setembro ser mais propício em todos os aspectos para sua realização.
Segundo José Carlos, toda a estrutura técnica do próximo JIR já está pronta e o próximo passo é a abertura das inscrições afim de que cada município interessado tenha tempo necessário para se adequar as normas para participar de uma, duas ou das sete modalidades disponíveis.
Até o final deste mês o Regulamento Geral dos Jogos já estará também à disposição de todos os Municípios interessados em participar do JIR, no site oficial do estado.