Uma comitiva, capitaneada pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Rondônia, Hélio Vieira, protocolou na final da manhã desta segunda-feira, 16 de abril de 2012, no gabinete da presidência do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, um pedido de elevação da comarca de Buritis para 2ª entrância.
De acordo com os membros da comitiva, composta pelo presidente da OAB/Buritis, Ademir Guizolf Adur, presidente da Câmara Municipal de Buritis, Wilson Lenz, procurador da prefeitura do município de Campo Novo, Jean Noujain Neto, presidente da Câmara de Campo Novo, Valdecy F. de Souza, delegado de polícia de Buritis, Lucas Torres Ribeiro, e o comandante do Corpo de Bombeiros de Buritis, tenente Custódio, o acúmulo de processos que tramitam no fórum da comarca perfaz um número superior a 6.000 processos, quantitativo este que justifica a elevação de entrância.
Além disso, segundo a comitiva, Buritis possui ainda população e número de eleitores superior aos constatados nas comarcas de Pimenta Bueno, Cerejeiras, Colorado do Oeste e Espigão do Oeste. "Nosso objetivo é sensibilizar o presidente do Tribunal para que o nosso pedido seja acatado, razão pela qual viemos em nome da sociedade de Buritis e Campo Novo requerer a elevação da comarca", destacou a comitiva.
Diante da solicitação, o Tribunal de Justiça de Rondônia irá fazer um estudo para verificar a possibilidade de atender a reivindicação. Para isso, encaminhará o pedido à Corregedoria para que faça um levantamento sobre a quantidade populacional, número de eleitores, processos judiciais em trâmite, entre outros quesitos obrigatórios para elevação. O TJRO é sensível à solicitação e solidário a toda e qualquer manifestação social em prol de um Judiciário mais célere, porém é necessário atentar para os rigores que determina a lei.