Depois da recente inauguração do Centro de Convivência do Idoso, a prefeitura de Porto Velho inicia a elaboração de um projeto em benefício aos portadores de deficiências que será implantado no local onde ficava o Recanto da Vovó e do Vovô. O executivo municipal vê a necessidade de criar um espaço para as pessoas que possuem algum grau de deficiência ou tenham sofrido violação dos seus direitos.
O secretário adjunto da Semas, João Pedro, conta que o município ainda não dispõe de um espaço de referência para este público, mas que por determinação do prefeito, Roberto Sobrinho, o projeto já está em fase de elaboração. “Como o Recanto foi desativado ficamos com aquele prédio livre para novos projetos, então em comum acordo com o prefeito vamos realizar um sonho antigo da Semas com a implantação do Centro Especializado da Pessoa com Deficiência que garantirá que os direitos destas pessoas sejam respeitados”, diz ele.
O secretário adjunto conta que o centro terá uma equipe composta por psicólogos e assistentes sociais, que participaram do concurso da prefeitura realizado recentemente, e ainda com uma equipe de apoio específica e habilitada para a prestação de serviços especializados para atender ás pessoas que vivem em situação de dependência, que necessitam de cuidados permanentes ou temporários, no intuito de reduzir a sobrecarga dos cuidadores e aumentar a aceitação do deficiente.
Outro serviço oferecido pelo centro será a identificação das necessidades de viabilização de acesso a programas de transferência de renda, serviços de políticas públicas setoriais, atividades culturais e lazer, sempre priorizando o incentivo à autonomia do cuidador e do dependente.
A reforma do espaço deve ser iniciada assim quem o projeto estiver pronto e as obras devem começar o mais rápido possível. “Este é um serviço muito importante para melhorar a qualidade de vida dos portadores de deficiência, por isso a urgência na elaboração do projeto. Quero inaugurar este Centro ainda durante a minha gestão como prefeito para deixar estas pessoas aparadas e com um local de referência na defesa dos direitos deles”, diz o prefeito Roberto Sobrinho.