A solenidade de abertura da primeira turma de 2012 do Projeto Aluno Monitor (PAM), aconteceu no dia 03 de abril, na quadra da Escola 21 de Abril.
Estiveram presentes, durante a solenidade, autoridades do Exército, Aeronáutica, Polícia Rodoviária Federal e Delegados da Polícia Civil. O evento, também, contou com a presença de pais, alunos e professores da escola, ex-alunos do projeto, educadores e colaboradores do PAM.
A solenidade contou com a participação da Banda da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, que sempre tem abrilhantado as solenidades.
Os ex-alunos do projeto Jaderson, da turma de 2006, Michelle, da turma de 2008 e Luciana, da turma de 2011, deram as boas vindas aos novos participantes e em seus depoimentos informaram aos presentes de que forma o Projeto Aluno Monitor mudou suas vidas.
O Diretor Geral da Polícia Civil, Claudionor Soares Muniz, que também faz parte do quadro de educadores do projeto, afirmou que o projeto é um vetor que aponta para grandes mudanças positivas na vida dos jovens participantes e tem certeza que a nova turma que se inicia certamente passará por esse processo de transformação.
O autor do projeto o professor e policial civil Wagner Ferreira Marques em suas primeiras palavras se emocionou ao informar a todos que uma das participantes da nova turma teve que fazer uma opção conforme recomendação da sua avó, “ou você faz o projeto ou você faz sua festa de quinze anos” isso pelo fato do gasto com as passagens que a nova aluna terá que dispor todos os dias indo para o projeto pela manhã e voltando a escola à tarde, pois a mesma é de família humilde e ela preferiu fazer o projeto, pois, iria aprender muito mais.
Wagner Marques informou que durante três meses o projeto estará na escola com aulas de segunda a sábado, com mais de sessenta educadores voluntários, sendo apoiado por inúmeros colaboradores, que além das atividades desenvolvidas na escola, os novos participantes também irão realizar várias visitas em empresas privadas e órgãos públicos, os alunos irão receber atendimentos médicos e odontológicos em consultórios particulares, cestas básicas serão distribuídas e bolsas de estudos serão doadas aos alunos que mais se destacarem, os alunos também irão receber visita do instrutor Wagner em suas residências, aos finais de semana e feriados. Ele finalizou agradecendo a todo corpo docente do projeto e a direção da escola que não somente abriu as portas da escola, mas o coração ao receber o PAM - Projeto Aluno Monitor.