Controle social é priorizado pelo TCE durante participação na Consocial

Controle social é priorizado pelo TCE durante participação na Consocial

Controle social é priorizado pelo TCE durante participação na Consocial

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O estímulo ao engajamento popular na fiscalização dos gastos públicos deu a tônica da participação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) durante a etapa estadual da 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social (Consocial), encerrada no último sábado (31), nas dependências do Instituto Luterano de Ensino Superior (Ulbra), em Porto Velho.

A participação do TCE na Consocial teve dois momentos distintos: a exposição de produtos e serviços à disposição do cidadão no estande reservado à instituição e a presença nas discussões dos eixos temáticos, que tinham como objetivo a construção das propostas priorizadas posteriormente para o Plano Nacional de Transparência e Controle Social.

O delegado indicado pelo Tribunal para os debates foi o auditor Erivan Oliveira da Silva. Ele participou do Eixo Temático II, voltado aos mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública. “O eixo temático proporciona maior profundidade aos debates em torno das propostas”, disse o auditor.

A composição dos eixos leva em conta três segmentos: representantes da sociedade em geral (60% do total), do setor público (30%) e dos conselhos sociais (10%). No sábado, foram eleitos os 28 delegados para representar o Estado na etapa nacional do evento, marcada para o período de 18 a 20 de maio, em Brasília.

ESTANDE

Além dos eixos temáticos, a Consocial também abriu espaço para que as instituições de controle e defesa do patrimônio público expusessem seus produtos e serviços ao cidadão, oportunizando, desse modo, abertura para o trabalho orientativo-pedagógico visando estimular a participação popular no controle dos gastos públicos.

O TCE, que foi representado na comissão organizadora da Consocial pelos servidores Zelavir Costa de Oliveira e Ivaldo Ferreira Viana, teve em seu estande material informativo referente às atividades do órgão, com ênfase ao papel da Ouvidoria e do Ministério Público de Contas, contando ainda com o apoio do setor de informática.

A título de suporte didático, foram distribuídos aos participantes da Consocial boletins temáticos e folders explicativos, além de disponibilizada uma urna comum e um computador portátil, nos quais o cidadão podia fazer, no ato da visita, sua manifestação tanto de forma escrita - e depositá-la na urna - quanto pelo site oficial do TCE (www.tce.ro.go.br).

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS