Construção da nova sede da Assembléia será com mão-de-obra de presidiários

Construção da nova sede da Assembléia será com mão-de-obra de presidiários

Construção da nova sede da Assembléia será com mão-de-obra de presidiários

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Ao participar no último final de semana no auditório do Sest-Senat em Porto Velho, da apresentação do programa do Governo de Minas Gerais, denominado de Sistema Prisional – Trabalhando a Cidadania, o presidente em exercício da Assembleia Legislativa, deputado Hermínio Coelho (PSD) manifestou integral apoio a esta proposta educacional e profissionalizante que vem resgatando presos, e anunciou que quando do reinício da construção do novo prédio do parlamento estadual, a determinação será que a empreiteira contratada utilize 100% de mão-de-obra dos apenados.
Pelo que já está comprovado em Minas Gerais, o deputado Hermínio Coelho disse acreditar na real possibilidade de transformação, tornando os presos produtivos, e se oportunizando algo concreto em suas vidas. Neste sentido, disse ele: “somente nos casos em que não se encontre o profissional desejado no Sistema Prisional é que a empreiteira estará autorizada a contratar diretamente”.
“Está provado que se quiser a coisa muda. Temos exemplo bem prático em Porto Velho, através do brilhante trabalho da Associação Cultural e de Desenvolvimento do Apenado e Egresso – Acuda, que há dez anos faz um trabalho de resgate dos presidiários. Outro exemplo positivo é o Grupo de Teatro Bizarro. É preciso que o poder público reaja, assimile e implante exemplos positivos, como este de Minas Gerais, e desta forma estaremos amenizando os problemas sociais. Do jeito que está não pode continuar, quando verificamos que 80% dos presos que ganham liberdade acabam retornando ao Sistema Prisional”, declarou o presidente da ALE, deputado Hermínio Coelho.
Helil Bruzadelli, técnico da Secretaria Estadual de Defesa Social de Minas Gerais, lamentou que Rondônia detenha a maior população carcerária do país em relação ao número de habitantes no Estado, e destacou que o programa denominado de Sistema Prisional – Trabalhando a Cidadania, garante atualmente 11 mil presos trabalhando, implantou balcões de emprego para os presos do regime fechado, mantém convênio com empresas para absolver ex-apenados, e desta forma conseguiu reduzir para apenas 4% o número de presos que após ganharem a liberdade retornam ao sistema prisional.
A reunião contou com a participação de membros do Conselho de Comunidade de Vara de Execuções Penais de Porto Velho, membros da Secretaria Estadual de Justiça, e ainda, da juiz da Vara de Execuções Penais de Porto Velho, Sandra Silvestre.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS