Palestrante do 1º IT Camp realizado em Porto Velho elogia estrutura da Escola SENAI Marechal Rondon
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Durante o dia de ontem (28 de março) foi realizado no auditório da Casa da Indústria, em Porto Velho, o 1º IT Camp da região Norte, promovido pela Microsoft em parceria com a Escola SENAI Marechal Rondon e apoio da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO). O evento, que contou com a participação maciça profissionais da área de informática de empresas locais e ainda técnicos, docentes e alunos do SENAI, trouxe à capital os palestrantes Fábio Hara e Vinicius Apolinário, que falaram sobre vários temas referentes à Tecnologia da Informação.
Segundo Hara o IT Camp é uma iniciativa já realizada em vários países. “No Brasil eu e o Vinicius Apolinário estamos percorrendo várias cidades e escolhemos Rondônia, graças ao apoio da comunidade local e do SENAI, que pela primeira vez recebe um workshop de padrão internacional ministrado somente para times fechados Microsoft”, afirmou.
O foco do workshop foi basicamente virtualização, explicou o palestrante. “Entendemos a necessidade de mercado em Tecnologia da Informação, pois esta é a área que mais requer infraestrutura, então o workshop além de treinar pessoas, pretende incentivar as pessoas a buscar e participar desse segmento que está sempre em atualização, e queremos diminuir as dificuldades para encontrar esse profissional em todos os Estados, que é uma grande oportunidade de emprego para qualquer pessoa”, destacou Hara.
Durante a palestra, o profissional da Microsoft ressaltou que esta foi a primeira vez que esteve no SENAI Rondônia e que ficou impressionado com a infraestrutura que existe de treinamento em cursos Microsoft. Ele confidenciou que nenhum outro Estado possui essa estrutura em maquinário e espaço, por exemplo, e que se assemelha muito com Estados Unidos. “Pretendo voltar mais vezes, aproveito e convido as pessoas que venham conhecer essas novas tecnologias disponíveis em Rondônia por meio da Escola SENAI Marechal Rondon”, finalizou.
Dênis Baú
“Abastecer Mato Grosso, abastecer São Paulo, temos alunos formados em Rondônia e que já foram para até para o exterior em função dessa expertise que temos com essa parceria Microsoft e SENAI.
Estamos no atendimento à micro e pequenas empresas em soluções tecnológicas, atendemos grandes clientes e redes e em Ji-Paraná, por exemplo, temos uma capacidade menor, mas com investimento a partir de Porto Velho teremos uma irradiação por todo estado e região.
A preocupação é com o futuro de Rondônia, podemos fazer com que a área tecnológica se aproxime cada vez mais das empresas e conectá-las aos bancos de dados e toda logística necessária para o desenvolvimento da tecnologia da informação, hoje podemos acessar qualquer informação em dispositivos como smart phones, tablets e queremos trazer essa conexão para um número maior de pessoas e ampliar a visão tecnológica. Então é intrínseco à economia, ao desenvolvimento do estado, então é importante ampliar nossa base e estrutura para avançar ainda mais e destacar Rondônia como um pólo de assessoria às empresas e assim trazer prosperidade.
O exemplo é o ITA que possibilitou toda modernidade que EMBRAER possui em alta tecnologia e por isso temos uma empresa brasileira tão competitiva na aviação comercial, então aumentaremos o investimento nessa área para que Rondônia acompanhe toda a inovação”.
Tendo como público profissionais de TI atuantes em órgãos municipais, estaduais e federais, e empresas privadas e setor terciário, o primeiro IT Camp de Rondônia acontece nesta quarta-feira, 28 de março, das 09h00 às 16h00, no Salão de Convenções da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO). O evento vai contar com dois palestrantes, Fábio Hara e Vinicius Apolinário, renomados funcionários da Microsoft Brasil e com muita experiência para compartilhar aos participantes.
Por meio da iniciativa da área de Aperfeiçoamento de TI da Escola SENAI Marechal Rondon, pela primeira vez Rondônia vai entrar no eixo nacional de eventos oficiais da Microsoft, que desde 2011, desenvolve uma iniciativa de âmbito mundial, voltada para gestores e profissionais de infraestrutura e tecnologia da informação, conhecida como Microsoft IT Camp.
O objetivo dos workshops é fornecer apresentações técnicas práticas, com conteúdo mais técnico para profissionais que já conhecem a tecnologia. Na oportunidade, os profissionais poderão tirar suas dúvidas e apresentar cenários e desafios reais para discussão durante o workshop.
Segundo o instrutor de TI da Escola SENAI Marechal Rondon, Thiago Silva, os IT Camp consiste em Workshop Oficiais Microsoft de nível avançado (Nível 400), focado 100% em demonstrações abordando os principais temas da área de TI da atualidade, como Migração de Ambientes, Virtualização Corporativa, Gerenciamento Datacenter, Consumerização de TI e Governança de Grandes Ambientes. “Os temas abordados não focam apenas tecnologias Microsoft, mas também abordam cenários práticos relativos aos ambientes de interoperabilidade. No Brasil, a organização nacional dessas atividades é pela Microsoft Brasil”, explicou o especialista.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!