PIRARUCU RONDÔNIA - Ação pioneira é referência para outros estados

PIRARUCU RONDÔNIA - Ação pioneira é referência para outros estados

PIRARUCU RONDÔNIA - Ação pioneira é referência para outros estados

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Rondônia já protocolou para cadastramento 45 piscicultores com 1115 animais para produção de alevinos de pirarucu. A informação foi repassada ao Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) pelo governador Confúcio Moura, durante visita do ministro Marcelo Crivella à Rondônia, nesta semana. O cadastramento atende à Instrução Normativa conjunta de 01 de dezembro de 2011, do MPA e Instituto Brasileiro do meio Ambiente e Recursos Naturais renováveis (Ibama).

A visita do ministro Marcelo Crivella à Rondônia consolida o fortalecimento dos segmentos aquícola e pesqueiro. Recepcionado pelo governador Confúcio Moura, senadores Acir Gurgacz e Valdir Raupp de Mattos e deputados federais Marinha Raupp e Carlos Magno, entre outras autoridades o ministro protocolou a entrega de retroescavadeiras hidráulicas que irão beneficiar nove municípios do Estado, na construção de tanques de piscicultura.

Crivella foi recepcionado no terminal pesqueiro de Porto Velho onde teve a oportunidade de falar aos pescadores e representantes das colônias de Porto Velho e Guajará Mirim. Depois, seguiu para o mercado do produtor onde ouviu do governador as perspectivas e o potencial de Rondônia para a produção de peixes no Estado. Na oportunidade o governador Confúcio Moura entregou ao ministro documento com informações sobre o cadastramento dos planteis de reprodutores de pirarucu no Estado.

O trabalho que vem sendo feito em Rondônia pela Secretaria de estado da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri) e Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) é pioneiro na legalização do pirarucu tornando-se referência para outros estados. O cadastramento foi requerido com o intuito de regularizar os empreendimentos quanto ao manejo, a reprodução em cativeiro, a engorda e a comercialização dos seus produtos obedecendo a Instrução Normativa criada em conjunto entre o MPA e o Ibama.

Segundo o assessor técnico da Emater, Elandi Batista, foram protocolados junto ao MPA, no dia 22 de março último, 54 processos de cadastramento. Desses, 44 viabilizados pela ação conjunta Seagri, Emater, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes) e Sebrae.

A normativa trata exclusivamente do Estado de Rondônia e prevê a identificação de todos os indivíduos do plantel de reprodutores de pirarucu, mediante a utilização de dispositivo eletrônico de marcação individual (microchip). Após aprovados os cadastros e, mediante análise de regularidade de documentação, projetos técnicos e vistoria dos planteis por técnicos do MPA e Ibama, os piscicultores receberão um certificado de cadastramento do plantel de seus reprodutores e uma guia de rastreabilidade que comprovará a origem desses animais. Com isso, seus alevinos poderão ser comercializados livremente nos mercados interno e externo.

Para o secretário executivo da Emater, Elisafan de Sales, que participou da solenidade de recepção ao ministro representando o secretário Anselmo de Jesus, da Seagri, essa ação pioneira deve-se ao fato de os piscicultores do estado de Rondônia estarem mais avançados quanto a sua produção em cativeiro e fomentados por políticas públicas implementadas pela Secretaria de Estado da Agricultura com execução da Emater. “Esse fato despertou o interesse de empresas especializadas em pescado a comprarem nossa produção e buscarem nichos de mercado fora do país”, explica o secretario enfatizando que o produto já é reconhecido no exterior como pirarucu de Rondônia.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS