Presidente da FIERO vai ministrar palestra em evento sobre a hidrovia do Madeira

Presidente da FIERO vai ministrar palestra em evento sobre a hidrovia do Madeira

Presidente da FIERO vai ministrar palestra em evento sobre a hidrovia do Madeira

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Estiveram em visita à Federação das Indústrias de Rondônia (FIERO), o Delegado Fluvial de Porto Velho, capitão de Corveta Amilton Rodrigues e o presidente do Sindicato das Empresas de Navegação de Porto Velho Raimundo Holanda, para convidar o presidente Denis Baú a participar como palestrante do Fórum “Navegabilidade – Hidrovia do Madeira”, que acontece dia 19 de abril, às 8 horas, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Porto Velho.
O Fórum foi idealizado a partir de discussões que trouxeram à tona fatores que envolvem a trafegabilidade do rio Madeira pós-usinas. A navegação se insere como importante fator sócio econômico, pois interfere diretamente nos preços das mercadorias, devido aos custos de frete que são repassados ao consumidor final. 
Nesse contexto o presidente da FIERO, Denis Baú, vai falar sobre os Impactos Socioeconômicos da Hidrovia do Madeira no Desenvolvimento do Estado. Privilegiado por sua posição no mapa da América Latina, Rondônia é um estado promissor economicamente sendo possível o escoamento de produtos aos países andinos, asiáticos e Oriente Médio.
Denis Baú afirmou que recente estudo realizado pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI) aponta a Hidrovia do Madeira como uma importante via de escoamento da produção para o mercado externo. “O estudo mostra que as divergências entre os governos dos estados que integram a Região Norte dificultam o desenvolvimento regional. A integração dos estados da Região Norte é fundamental para garantir vantagens competitivas, segundo o estudo feito pela CNI”.
Baú também destacou o potencial econômico de Rondônia e demonstrou otimismo com relação ao desenvolvimento do Estado. “Temos grandes possibilidades de crescimento nos mais diversos setores produtivos e econômicos. Saímos da condição de Estado periférico para um dos grandes produtores, seja na soja, no café ou na carne. Rondônia está no coração da América do Sul e temos potencialidades para ganhar destaque em vários segmentos em outros países”, disse.
No ponto de vista do líder empresarial itens como matéria prima, grande mercado consumidor, logística, incentivos fiscais, são alguns atrativos para que a iniciativa privada oriundas de outros estados venham investir Rondônia. “A hidrovia do Madeira vai conectar nosso Estado ao resto do mundo de forma globalizada e competitiva”, finalizou.
O Fórum terá quatro interferências básicas: o nível de água dispensado para a navegação com segurança à jusante das barragens (Jirau e Santo Antônio); a transposição de madeiras de montante para jusante das barragens; a questão da sedimentação natural e o enchimento do reservatório de Jirau.
Para participar dessa discussão serão convidadas autoridades públicas e instituições como a OAB, a FENAVEGA, a FARO e representantes do Porto de Porto Velho.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS