MP discute construção de Promotoria Ecológica no Município de Guajará-Mirim
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Ministério Público de Rondônia realizou reunião na Prefeitura de Guajará-Mirim no último dia 15 para tratar da cessão de terreno da nova sede da Promotoria de Justiça daquela comarca, prédio que será projetado com uma concepção ecologicamente correta. No encontro, o chefe do Executivo do Município anunciou a elaboração de um projeto de lei para a doação do terreno ao MP, que, por sua vez, se comprometeu a repassar à Prefeitura a área onde está localizada a atual sede da Promotoria. Para ser concretizada, a cessão ainda precisa ser aprovada pela Câmara de Vereadores da cidade.
A primeira Promotoria de Justiça Ecológica do país será projetada com base no princípio de sustentabilidade, objetivando menos impacto no consumo de energia elétrica e água, por exemplo. O projeto, que contemplará sistemas de captação de energia solar e eólica, além do reaproveitamento hídrico, terá como eixo central o uso de materiais recicláveis, com efeitos menos nocivos ao ambiente.
A reunião que tratou da construção do prédio junto à Administração Municipal de Guajará-Mirim teve a presença do Procurador-Geral de Justiça, Héverton Alves de Aguiar, e dos Promotores de Justiça Renato Grieco Puppio (Secretário-Geral do MP), Éverson Antonio Pini (Chefe de Gabinete), Matheus Gonçalves Sobral (Coordenador da Promotoria de Guajará) e Dandy de Jesus Leite Borges (Titular na Promotoria de Guajará). O grupo conversou com o vice-prefeito da cidade, Hilter Gomes Videira, sobre a necessidade de um novo prédio-sede na região.
O encontro com representantes do Poder Executivo de Guajará fez parte do ciclo de visitas da Administração Superior do Ministério Público às unidades do MP localizadas no interior do Estado.
Ainda em Guajará-Mirim, o Procurador-Geral de Justiça apresentou à equipe de Membros e servidores da Promotoria o Projeto Núcleo de Apoio Extrajudicial (NAE), que institui núcleos de apoio extrajudicial nas Promotorias de Justiça do interior. O projeto tem como objetivo dar apoio aos Promotores no atendimento extrajudicial, por meio de equipes formadas por assistentes, servidores, estagiários de Direito e oficiais de diligência.
Enquanto esteve em Guajará-Mirim, o chefe do MP-RO também fez a entrega de uma viatura à unidade do Ministério Público e falou de outros projetos que buscam fortalecer o trabalho da Promotoria e aprimorar a equipe de colaboradores. A exemplo disso, foi apresentado o Projeto de Polo de Atendimento em Tecnologia, que cria núcleos de atendimento volante em tecnologia no âmbito do MP.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!