Moradores do bairro Agenor de Carvalho, zona Norte de Porto Velho, bloquearam a avenida Raimundo Cantuária no inicio da manhã desta segunda-feira (27) em protesto aos constantes alagamentos de ruas e residências da região.
Inicialmente os moradores bloquearam a avenida com pertences destruídos pela ultima chuva que se abateu na capital rondoniense, logo em seguida colocaram um carro de som no meio da via. Apesar do bloqueio o trânsito conseguiu fluir nesse perímetro sem muitos problemas.
Segundo Dorgival Tavares, morador da região, a principal reivindicação da comunidade é a abertura do canal dos Tanques que corta o bairro e foi obstruído deixando a região a receber água de vários setores da cidade sem escoamento.
“Abre o canal dos Tanques da rodoviária até aqui na rua Venezuela com Raimundo Cantuária, pois sem não fizerem esse serviço da forma correta toda vez que chover as casas ficaram inundadas. Já fazem sete anos que reivindicamos esse nosso direito e nada é feito”, afirmou Dorgival Tavares.
Esteve presente durante toda a manifestação o secretário municipal de serviços básicos, Jair Ramires, que em debate com a comunidade afirmou que o trabalho de escoamento e abertura dos canais está sendo realizado diariamente, porém é um serviço de longo prazo e precisa primordialmente do apoio da comunidade evitando jogar lixo nas ruas e canais da cidade.
“Esse canal quem fechou foram os próprios moradores murando e aterrando a região do canal e agora após entrarmos em acordo com a comunidade e Polícia Militar iremos desobstruir essa área liberando a região e dando vazão as águas pluviais”, disse Jair Ramires.
A Polícia Militar compareceu à manifestação e acompanhou de perto toda a movimentação, porém devido à pacificidade da manifestação não tiveram muito trabalho.