DEBATE - Esquenta eleição para reitor na UNIR

Esquenta eleição para reitor na UNIR

DEBATE - Esquenta eleição para reitor na UNIR

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Quem participou do debate da sexta feira passada no campus da Universidade Federal de Rondônia em Ariquemes com os candidatos a reitor da Unir presenciou um clima tenso e uma disputa acirrada entre os professores Ene Glória, Berenice Tourinho, Júlio Militão e Júlio Rocha. A professoraMaria Cristina Victorino, vice-reitora no exercício da reitoria não compareceu.
O debate foi marcado por ataques de Júlio Rocha ao professor Ene Glória,a quem acusou de não ter ficha limpa e ser o candidato apoiado pelo ex-reitor José Januário. Júlio referia-se a processos de Ene Gloria responde por prática de improbidade administrativa no Tribunal de Contas da União e sugeriu que se Ene fosse eleito, a presidente Dilma teria motivos para não nomeá-lo, considerando que sete ministros foram afastados por suspeitas de irregularidades. Júlio sugeriu ainda que Ene renunciasse a sua candidatura.
O professor Ene Glória preferiu apresentar suas propostas, mas foi questionado pelos demais candidatos porque não as concretizou quando foi reitor. Os dois outros candidatos, Júlio Militão e Berenice Tourinho responderam a todas as perguntas e apresentaram suas propostas para a administração da Unir.
A disputa pela reitoria acontece em período de férias e de carnaval, com pouco tempo para a campanha e tem o objetivo de eleger um substituto para o ex-reitor José Januário, que renunciou diante de um movimento grevista que cobrava solução de problemas estruturais e denunciava possíveis irregularidades. A vice-reitoraMaria Cristina ocupa a reitoria enquanto realiza as eleições. Dos cinco candidatos, três participaram do movimento grevista – A própria Maria Cristina, Júlio Militao e Berenice Tourinho – disputam e dividem votos na comunidade acadêmica que fazia oposição a José Januário. Esta divisão favorece a Ene Glória para onde tende a migrar os votos dos que apoiavam o ex-reitor Januário. Júlio Militão corre por fora e transita bem nos dois grupos, pois sempre esteve focado mais nas questões acadêmicas do que políticas.

A eleição na Universidade acontece no dia primeiro de março e serão usadas urnas eletrônicas do TRE. Mas na verdade trata-se de uma consulta à comunidade acadêmica e os resultados serão entregues a um colégio eleitoral, a quem cabe elaborar uma lista tríplice para ser encaminhada a Presidência da República, que escolhe um dos nomes, independente da votação obtida. Historicamente o colégio eleitoral encaminha os três nomes mais votados e o eleito é o que teve maior votação.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS