Porto Velho será contemplada com unidade da Fiocruz

Porto Velho será contemplada com unidade da Fiocruz

Porto Velho será contemplada com unidade da Fiocruz

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A capital de Rondônia será contemplada com uma unidade da Fundação Oswaldo Cruz – Friocruz- graças ao empenho do vereador Sid Orleans, líder da bancada do PT na Câmara Municipal de Porto Velho e parceiros como, Antônio Roberto dos Santos, Superintendente do Patrimônio da União, a Ex Senadora Fátima Cleide, Professora Ana Cristina Vitorino, Reitora interina da UNIR e Rodrigo Starbeli, Diretor da Fiocruz em Rondônia.
O impasse para o recebimento de um campus da Escola Nacional de Saúde Pública- ENSP- a mais destacada instituição de ciência e tecnologia em saúde da América Latina, era o local apropriado para a construção de sua sede. Na semana passada, o local foi finalmente definido por doação da Universidade Federal de Rondônia, que havia recebido o espaço da União e que aceitou ceder parte do terreno. Trata-se de uma área localizada na BR 364, vizinha à Embrapa. O projeto de construção está estipulado 74 milhões de reais e foi elaborado por Oscar Niemeyer,arquiteto brasileiro, considerado um dos nomes mais influentes na Arquiterura Moderna internacional.
Vinculada ao Ministério da Saúde, a matriz da Fiocruz está instalada no Rio de Janeiro. Rondônia passará a ser o segundo estado Brasileiro contemplado com uma unidade da instituição. Novas unidades estão previstas dentro do projeto estratégico de expansão, que contempla os Estados do Ceará, Mato Grosso do Sul e Piauí.    A Fiocruz já executa um trabalho na região. O ambulatório de hepatites crônicas é referência no tratamento sul americano. De 2004 a 2009, foram realizados mais de 25 mil atendimentos ambulatoriais em hepatite tipo B C e D.. A Fundação conta ainda com uma unidade móvel no estado, que realiza o tratamento e monitoramento de populações indígenas e ribeirinhas do Vale do Guaporé.
Com a instalação de uma unidade em Rondônia, a Fundação atuará na pesquisa e desenvolvimento na atenção a saúde pública, principalmente no que diz respeito ao controle de doenças endêmicas na região.
Para incentivar a instalação da mesma, Sid Orleans, atuante principalmente em causas relacionadas à saúde por sua experiência na secretária de saúde municipal e por sua formação acadêmica em enfermagem, se reuniu por diversas vezes com o Superintendente do Patrimônio da União em Rondônia, Antônio Roberto Ferreira, o resultado deste trabalho foi a garantia da instalação da Fiocruz em Rondônia.
Orleans, em parceria com o secretário municipal José Gadelha, já está providenciando o licenciamento ambiental para a construção da Escola em Rondônia.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Governo de RO?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS