A abertura de mais um canal de acesso à Justiça do Trabalho ao povo rondoniense e a aproximação da comunidade acadêmica com a realidade do Judiciário Trabalhista foram destacados na quinta-feira (09) pela presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, desembargadora Vania Abensur, durante a abertura do Curso de Ambientação aos acadêmicos de Direito da Faculdade de Rondônia – Faro. Os alunos farão parte do primeiro Núcleo Avançado de Práticas Jurídicas (NAPJ) a ser instalado no Regional no próximo dia 13 no Fórum Trabalhista de Porto Velho.
Na ocasião, Vania Abensur apresentou os objetivos e finalidades do projeto NAPJ, o qual estão alinhados ao planejamento estratégico da instituição.
O Projeto do Tribunal prevê, ainda, a instalação de Núcleos no edifício sede, nos Fóruns de Ariquemes, Ji-Paraná e Rio Branco, e nas Varas do Trabalho dos municípios de Rondônia e Acre.
De acordo com a presidente do Tribunal, desembargadora Vania Maria da Rocha Abensur, a Justiça do Trabalho cria, assim, na jurisdição de Rondônia e Acre, um espaço a mais de prática jurídica para alunos de universidades públicas e faculdades particulares da região, possibilitando aos jurisdicionados de baixa renda amplo acesso ao Judiciário, com o devido acompanhamento de advogado.
Os acadêmicos também conheceram mais sobre a estrutura e o organograma do Tribunal, assistiram ao vídeo institucional e, por fim, visitaram o setor de Tomada de Reclamações no Shopping Cidadão na capital.