Representando a Prefeitura de Porto Velho, o secretário de Desenvolvimento Sócioeconômico e Turismo, Agnaldo Nepomuceno esteve esta semana em Brasília (DF) com objetivo de acompanhar várias ações de interesse do Município e que trarão benefícios para a população da Capital. Um dos encontros foi na Câmara de Conciliação da Advocacia Geral da União (AGU), sobre a devolução do terceiro galpão da Estrada de Ferro Madeira Mamoré para a Prefeitura.
Acompanhado do arquiteto da Sempre, José Augusto Barcellos, representantes estaduais da cultura e turismo, do procurador do Município, Moacir de Souza e do procurador federal junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Ricardo Leite, o secretário destacou a importância da unidade da área que abrange todo complexo da Madeira Mamoré para a população da Capital sem restrições de acesso do público.
A Marinha do Brasil atualmente ocupa o espaço e reclama a posse do terreno onde está localizado o galpão, alegando que pretende instalar no local a sede da Capitania Fluvial até dezembro de 2013. O superintendente estadual de turismo, Basílio Leandro cogitou a possibilidade de ceder o terreno onde atualmente está localizada a Sociedade Organizada de Portos e Hidrovias para que a Marinha execute as obras da Capitania Fluvial. Os representantes da Marinha ficaram de levar a proposta aos superiores para ser analisada.
Alfândega
Durante audiência ao Ministério do Turismo, foi solicitada a instalação de uma unidade da alfândega nas dependências do Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira em Porto Velho. Alegou que a capital rondoniense fica situada entre duas cidades importantes que serão sede dos jogos da Copa do Mundo de 2016 – Manaus e Cuiabá. “Em caso de problemas nos aeroportos dessas cidades, Porto Velho será uma alternativa para pousos e decolagens das aeronaves oriundas do exterior”, argumentou. Agnaldo disse que a proposta foi vista com bons olhos e será analisada.
Haitianos
A Prefeitura de Porto Velho foi incumbida pelo Governo Federal de promover a qualificação profissional dos Haitianos que aqui chegam à procura de refúgio e melhores condições de vida. O projeto elaborado pela Semdestur com esse objetivo foi protocolado pelo secretário no Ministério do Trabalho e Emprego na quarta feira (1º).
Convites
O representante da administração municipal, acompanhando a comitiva do Estado, ainda esteve na embaixada da Inglaterra e dos Estados Unidos da América. Na ocasião, foram entregues convites para a cerimônia de lançamento do calendário de festividades que marcará o centenário da Madeira Mamoré, com data ainda a ser confirmada. Foram convidados o embaixador da Inglaterra, Alan Charlton, o adido cultural adjunto da embaixada americana, Justen Thomas e o diretor do Departamento de Cultura e Educação, John Matel.