CUJUBIM – Sob clima tenso, Câmara vota hoje a cassação do Prefeito Ernan Amorim

CUJUBIM – Sob clima tenso, Câmara vota hoje a cassação do Prefeito Ernan Amorim

CUJUBIM – Sob clima tenso, Câmara vota hoje a cassação do Prefeito Ernan Amorim

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Uma sessão histórica acontece hoje, a partir das 10:00h, no plenário da Câmara Municipal de Cujubim. Pela primeira vez em Cujubim, um prefeito poderá ser cassado e assim, ter que deixar o cargo. No meio de um turbilhão de denúncias de fraude e corrupção, Ernan será julgado pelo Poder Legislativo. O pedido de cassação foi protocolado no dia três de novembro de 2011, por um munícipe e será votado pelos vereadores hoje, dia 06, uma data que pode ficar para sempre marcada na história de Cujubim.
A Câmara municipal de Cujubim vota hoje, a partir das 10:00h, a cassação do mandato do prefeito Ernan Santana Amorim (PRTB). Os motivo do processo de cassação foi à infração do Artigo 4º do Decreto 201/67, com base no incisivo III, que dispõe sobre a responsabilidade dos prefeitos e vereadores, nomeação irregular da procuradora do município o terceiro fato talvez o mais grave seja a contratação de funcionários fantasmas. A sessão em que será decidido o futuro político de Ernan pode durar até 08 horas.
A maior parte do tempo será destinada à leitura de documentos --os papéis são um resumo do processo de cassação, que contém mais de 300 páginas, sem contar os anexos, Ernan só perde o cargo se pelo menos 06 dos 09 vereadores votarem a favor da cassação.
Comissão.
A cassação de Ernan foi a voto três meses após a abertura da Comissão Processante que analisou supostas irregularidades cometidas pelo prefeito. A denúncia que originou a CP foi apresentada por um munícipe, a Comissão Processante recolheu cópias de documentos, ouviu mais de dez pessoas (entre elas Ernan) e decidiu pela cassação do mandato do prefeito.
Acusação
As principais acusações contra ele são nomeação irregular da procuradora do município, desatender, sem motivo justo, as convocações da câmara, quanto feitos a tempo e em forma regular. Após o fim da leitura dos documentos, cada um dos 09 vereadores poderá utilizar a tribuna livre por até 15 minutos para explicar como pretende votar. O prefeito Ernan Amorim, se estiver presente, ou seus advogados terão duas horas para apresentar a defesa contra as acusações da Comissão Processante Se o prefeito for absolvido, o processo é arquivado. Em caso de cassação, é o presidente da Câmara Municipal, vereador Moisés Ferreira dos Santos (PTN), que será empossado pelo (TRE) Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia
Votação
Ao final dos pronunciamentos na tribuna, será a vez da votação do relatório que pede a cassação do prefeito Cujubiense. Cada vereador será chamado, por ordem alfabética, para manifestar seu voto.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS