Emater presta contas ao Governo e à sociedade

Emater presta contas ao Governo e à sociedade

Emater presta contas ao Governo e à sociedade

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Autoridades estaduais e municipais, dirigentes e representantes dos segmentos que atuam em prol do desenvolvimento agropecuário e ambiental de Rondônia estiveram presentes na reunião técnica realizada pela diretoria da Emater, nesta última quarta-feira, 25. O secretário executivo da Emater, Elisafan Sales e o adjunto Francisco Mende de Sá recepcionaram o governador Confúcio Moura, o prefeito Roberto Sobrinho e convidados no auditório da instituição para apresentar as atividades desenvolvidas nos 40 anos de extensão rural no Estado e as ações a serem desenvolvidas neste ano.
A apresentação foi feita pelo coordenador técnico e de planejamento, José Tarcísio Batista Mendes, que iniciou falando sobre a extensão rural e a instalação da Emater no Estado. Segundo ele, em consonância com as políticas de governo para o desenvolvimento agropecuário no estado o foco da Emater está voltado à valorização dos agricultores e à universalização do conhecimento.
Atuando nas dimensões: econômica, sociocultural e ambiental a Emater trabalha, basicamente, com quatro grandes projetos: Projetos Estratégicos Estado, que executa as políticas de governo para o desenvolvimento socioeconômico, agropecuário e ambiental, através de convênio com as secretarias de estado da agricultura (Seagri) e de desenvolvimento econômico e social (Sedes); Projetos Estratégicos Federal, que executa ações conveniadas e/ou contratadas pelo governo federal para desenvolvimento dos agricultores familiares; Projetos Estratégicos Privados, para implementação de ações contratadas com o Sebrae e com o Consórcio Santo Antônio Energia (Saesa); e Projetos Estruturantes, que prevê investimentos na gestação e qualificação de recursos humanos e multimeios.
Distribuídas nos 52 municípios e 11 distritos do Estado a Emater conta com cerca de 1500 funcionários, aí incluídos funcionários contratados por força de convênios com os governos federal e estadual, e contrato com a iniciativa privada, para atendimento a 36.032 família (105.336 beneficiários) e assistência a 1036 organizações sociais (31.535) beneficiários com ações e implementação dos programas desenvolvimentistas. Em 2011 foram capacitados 7.981 produtores, distribuídas 120 mil mudas de seringueiras clonadas produzidas, a 171 famílias para plantio de 756 hectares de Sistemas Agroflorestais.
Políticas públicas
Um dos carros-chefe da atual política para o desenvolvimento de Rondônia, o Programa Água Produtiva permitiu a construção de 60,2 hectares de tanques de piscicultura em 56 propriedades. Já, o Terra Produtiva, que também incentiva o desenvolvimento através da mecanização da propriedade, levou 48.392 horas-máquina ao campo contribuindo para na produção de 16.231 toneladas de silagem e recuperação de 21.646 hectares de áreas degradadas, beneficiando 6.516 famílias.
O governador Confúcio Moura diz reconhecer a grandiosidades do trabalho da Emater salientando seu desejo em ver o trabalho da extensão rural em prol das pessoas que se encontram em situação de risco alimentar. Só em Rondônia, segundo dados do IBGE, 20% da população encontram-se na faixa de pobreza ou extrema pobreza. Desses, 62% estão no meio rural, o que justifica um maior investimento no setor. Para isso a Emater vem firmando parceria com a Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) na execução do Plano Futuro.
O governador também salientou a necessidade de parcerias entre a Emater e outras secretarias de Estado, como a da Educação (Seduc), para implantação da educação rural, e com a de Justiça (Sejus), para o resgate da dignidade do encarcerado. Segundo ele, o trabalho da Emater poderá contribuir para que o prisioneiro possa trabalhar para produzir seu alimento e ainda ajudar financeiramente a família.
Segundo José Tarcísio a Emater ainda participa de outras licitações das Chamadas Públicas, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, devendo com isso ampliar o número de atendimento a agricultores familiares em Rondônia.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS