O Ministério Público de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça de Machadinho do Oeste, obteve junto ao Judiciário medida liminar que determina a indisponibilidade de bens do atual prefeito de Vale do Anari, Edmilson Maturama da Silva, mais três pessoas e uma empresa.
A liminar foi concedida em ação civil pública, em que o MP acusa o prefeito e seu Secretário de Obras, Clóvis Roberto Zimermann, de desviarem o montante de R$ 100 mil do Fundef para conta em favor da empresa Aço Norte Comércio de Ferro e Aço LTDA., no exercício de 2001 a 2004. Além do prefeito, Clóvis Zimermann, a empresa e seus representantes tiveram os bens bloqueados.
De acordo com o Ministério Público, ao serem questionados sobre o desvio, tanto Edmilson Maturama, como Clóvis Zimermann informaram não se lembrar dos fatos. O representante da empresa alegou não ter realizado nenhuma transação com o Município.
Ocorre que, segundo apurou o MP, no dia 23 de janeiro de 2004, foi feito um saque da conta do Fundef. Na mesma data foi feito o depósito do valor na conta da Administração, com o posterior saque de seis cheques nominados em favor da Aço Norte. Não há prova de que a empresa tenha realizado contraprestação.