Site do TCE é avaliado como o 7º melhor em direcionamento ao cidadão

Site do TCE é avaliado como o 7º melhor em direcionamento ao cidadão

Site do TCE é avaliado como o 7º melhor em direcionamento ao cidadão

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Uma avaliação nacional dos sites e portais governamentais dos Tribunais de Contas brasileiros classifica a página eletrônica do Tribunal de Contas de Rondônia (www.tce.ro.gov.br) como a 7ª colocada no quesito “Direcionamento ao Cidadão” e a 8ª na classificação geral.
Apresentada durante o 26º Congresso dos Tribunais de Contas, realizado em Belém (Pará), no último mês de novembro, a pesquisa leva a chancela do Observatório e-Gov da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), sendo fruto do trabalho da engenheira Paloma Santos, pesquisadora da área de Governo Eletrônico, Indicadores de Desempenho, Convergência e Inclusão Digital da universidade catarinense.
A avaliação dos portais e sítios dos Tribunais de Contas tem como base critérios estabelecidos nas cartilhas referentes aos padrões Web e-Gov do governo federal e do âmbito da rede Lefis. Essas cartilhas trazem recomendações de boas práticas, visando aprimorar a comunicação e o fornecimento de informações e serviços prestados por meios eletrônicos pelos órgãos governamentais.
Cada site foi avaliado duas vezes, por avaliadores diferentes. Foram aplicadas 50 questões envolvendo nove temáticas: interface, navegação e padronização visual, conteúdo geral e específico, relação com o cidadão, transferência de arquivos, mecanismos de busca, segurança e privacidade e feedback.
Na classificação geral, o portal da Corte de Contas rondoniense obteve a 8ª posição, dividida com o TCE do Rio Grande do Norte, ambos com 69,4 pontos. Já na classificação “Direcionamento ao Cidadão”, a homepage do TCE-RO ocupa o 7º lugar, com 71,74 pontos, mesma pontuação do TCE do Espírito Santo.
MELHORIAS
 Com base nos resultados da avaliação nacional, a Presidência do TCE-RO, visando alcançar a excelência no acesso às informações públicas, garantindo, desse modo, mais transparência para o jurisdicionado e o cidadão, determinou à Assessoria de Comunicação Social (Ascom), com o apoio tecnológico da Secretaria de Informática, a implementação de ações para corrigir os pontos negativos elencados na pesquisa encontrados no portal institucional.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS