STO ANTONIO - Jogar terra no rio pode ter reduzido custos

STO ANTONIO - Jogar terra no rio pode ter reduzido custos

STO ANTONIO - Jogar terra no rio pode ter reduzido custos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 
O despejo de terra no Rio Madeira pode não ser apenas um desprezo ambiental da Santo Antônio Energia, mas sim uma estratégia econômica para reduzir os custos da obra.
O chamado “bota fora” representa elevado custo na planilha da Santo Antônio, pois movimenta grande quantidade de maquinário e homens para transportar a um local previamente licenciado o que sobra da obra, geralmente terra das escavações. Um agravante na quantidade de “bota fora” foi o fato de haver um morro por onde passaria o rio após seu desvio. Durante meses, tratores e caçambas aplainaram o morro, além da escavação normal para a construção da casa de força, vertedouros e demais partes da barragem.
O bota fora licenciado pelo Ibama fica cerca de 5 km de distancia do local das escavações e do morro, sendo necessário um deslocamento de 10km de cada caçamba. O que parece representar pouco resulta em milhões quando se multiplica pela quantidade de caçambas e por meses de trabalho. Custos de combustível, manutenção e hora-homem e hora-máquina de trabalho.
Ao optar por despejar a terra diretamente no Rio Madeira, a Santo Antônio Energia pode ter reduzido em muito o custo do bota fora. Esta teoria ganha força quando o consórcio não consegue explicar claramente as imagens mostradas com exclusividade pelo rondoniaovivo de tratores despejando terra no rio. A Santo Antônio Energia já divulgou três versões diferentes e conflitantes para o mesmo fato (veja matéria aqui), o que causa no mínimo uma estranheza, mas não o suficiente para despertar os órgãos de fiscalização, especialmente Ibama e Ministério Público Estadual e Federal.
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS