Prefeitura fiscaliza a redução da frota de ônibus urbano
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Diante de inúmeras reclamações de redução da frota de ônibus urbanos feitas por usuários de transporte coletivos que circulam da zona Sul e Leste para o centro da cidade, a prefeitura de Porto Velho, através da secretaria municipal de Transportes e Trânsito (Semtran), esclarece que das duas empresas que prestam este tipo de serviço, somente a Rio Madeira apresentou um documento solicitando a redução e foi autorizada.
João Marcos Mendes, secretário adjunto da Semtran, disse que a prefeitura autorizou a redução de 30% da frota, mediante um estudo que garantiu que a população não teria transtornos. “Neste período os alunos não vão para as escolas, por isso as empresas alegam uma diminuição considerável de passageiros e mediante comprovação através do sistema de bilhetagem um sistema que nos possibilita saber a quantidade de passageiros por período, vimos que era possível realizar a redução. Se a linha tem quatro ônibus passa a ser apenas três”, esclarece.
Segundo o coordenador municipal de Trânsito, Rogério Viana, a Semtran está verificando a situação de problemas relatados pelos usuários. “Se observarmos que esta redução está prejudicando a população fazemos uma reavaliação e podemos retornar a frota, especialmente, naquela linha que está sendo reclamada. Verificamos também a questão dos motoristas que não cumprem o horário e para isso estamos com equipes nas ruas, fiscalizando não só a empresa que teve a redução, como a que não fez a solicitação”, disse.
Autorização
Fiscais da Semtran estiveram no terminal de ônibus da linha ‘4 de Janeiro’, no final da rua Calama e verificaram que a empresa 3 Marias reduziu a frota sem autorização da prefeitura. “Na linha 204 B Guajará deveria estar com 14 ônibus, no entanto verificamos que apenas 10 estão circulando. Mediante esta constatação vamos entrar em contato com o pessoal do Tráfego para obrigar a empresa a trabalhar com a frota normal”, afirmou.
No terminal ‘4 de Janeiro’ verificou-se que duas rotas dos ônibus Guajará e Esperança da Comunidade estavam alteradas. O responsável pelo setor foi notificado pelos fiscais para que a empresa retorne imediatamente ao quadro normal de horário e apresente o documento solicitando a redução de frota de acordo com análise do Índice de Passageiros por Km rodados (IPK). O usuário que se sentir lesado com a redução da frota de ônibus, ou observar algum tipo de irregularidade deve ligar para relatar suas reclamações e abusos no número: 0800 6475 100.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!