Os diretores executivo e adjunto da Diretoria Executiva de Tecnologia e Informação (DETI), Marcelo Braga e Carlos Augusto, e os secretários de Administração, Rui Vieira e a adjunta Carla Ito, se reuniram para tratar dos sistemas que tratam da Gestão de Recursos Humanos; do Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED) e de Patrimônio, Almoxarifado, Controle de Convênios, Compras e Licitações.
Braga acredita que ainda no início do primeiro semestre do próximo ano o sistema de Gerenciamento de Documentos já esteja em funcionamento.
A digitalização de documentos será iniciada pela SEAD. De acordo com o secretário Rui Vieira, em meados de maio ou junho, os documentos estarão todos digitalizados. Braga disse que o procedimento foi iniciado com uma capacitação inicial pelo professor Tadeu Cruz, para 40 servidores que serão multiplicadores para implantação e implementação do processo.
O Gerenciamento Eletrônico de Documentos será iniciado na SEAD, no Arquivo Geral e, em seguida, no Palácio do Governo.
Posteriormente, será estendido às demais unidades do governo. Segundo Braga, quando as unidades estiverem localizadas no complexo Rio Madeira, já não haverá mais utilização de papéis, sendo todo o sistema virtual.
Para Rui Vieira, os novos sistemas facilitarão os serviços do governo, principalmente no processo de transposição dos servidores do ex-território, para os quadros da União.
De acordo com Braga, o gerenciamento eletrônico vai reunir os serviços de protocolo de todas as unidades do governo. “Quando o sistema estiver em operação será possível acessar os documentos por qualquer meio virtual ou eletrônico, inclusive pelo celular”, informa.