Barcelona e Messi humilham o Brasil - Por Professor Nazareno*

O Santos Futebol Clube perdeu de quatro. O Barcelona da Catalunha não tomou conhecimento do time brasileiro e aplicou impiedosamente uma fantástica goleada de quatro gols a zero pela decisão do Mundial de Clubes, edição 2011. Essa lavagem humilhante já er

Barcelona e Messi humilham o Brasil - Por Professor Nazareno*

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Santos Futebol Clube perdeu de quatro. O Barcelona da Catalunha não tomou conhecimento do time brasileiro e aplicou impiedosamente uma fantástica goleada de quatro gols a zero pela decisão do Mundial de Clubes, edição 2011. Essa lavagem humilhante já era de se esperar, pois o futebol brasileiro está em franca decadência no cenário mundial já faz um bom tempo. Perdemos as duas últimas Copas do Mundo e há muito que não nos destacamos em nenhum campeonato de expressão. A mídia, como sempre, não devia ter dado falsas esperanças aos torcedores santistas e brasileiros uma vez que já sabia da força do time catalão. Além disso, o Santos não tem equipe para enfrentar o Barcelona ou qualquer outro time europeu de menor expressão já que no último campeonato brasileiro, um dos mais fracos e menos técnicos do mundo, ficou num modesto décimo lugar atrás de nulidades como Figueirense e Coritiba. Foi o Santos, mas não teria sido diferente com Flamengo, Vasco, Corinthians ou São Paulo.
Não se sabe se o time brasileiro jogou bem ou mal porque simplesmente ele não jogou. Foi a típica partida de uma equipe só, o Barcelona. Aos 23 minutos do primeiro tempo os brasileiros já perdiam por dois a zero e tinham levado uma bola na trave. Totalmente dominadas em campo, as apagadas estrelas santistas se limitaram a assistir à habilidade dos adversários. E o massacre dos catalães não parou: final do primeiro tempo e o placar já estava em três a zero. Na etapa complementar não foi diferente: Messi e companhia continuaram com o seu show de bola. Neymar, totalmente apagado dentro de campo, se limitou a colocar as mãos na cintura em sinal de visível cansaço e quase não viu a bola o jogo inteiro. Um confronto limpo, leal e quase sem nenhuma falta mostrou a indiscutível superioridade do melhor time do mundo, que teve um total de quase oitenta por cento de posse de bola. “Uma verdadeira aula de futebol para os brasileiros” e foi o que fizeram Puyol, Messi, Iniesta, Abidal, Xavi e Fàbregas.
Esta derrota humilhante do Santos e conseqüentemente do futebol brasileiro veio em boa hora e foi uma das melhores coisas que aconteceram no mundo dos esportes. Justiça foi feita, pois o melhor jogador de futebol do mundo na atualidade é o argentino Lionel Messi do Barcelona e não o medroso e desengonçado Neymar, um reconhecido peladeiro e péssimo profissional que por várias vezes tentou humilhar o seu próximo. Evangélico, se recusou a descer do ônibus de sua equipe junto com os colegas Paulo Henrique Ganso, Durval, Léo, André dentre outros, para visitar um orfanato de crianças portadoras de deficiências só porque a instituição é patrocinada por uma entidade espírita, a Casa Lar Espírita Mensageiros da Luz da cidade de Santos. Outra vez, nas redes sociais desdenhou de brasileiros pobres dizendo que “gastava mensalmente de ração para os seus cachorros, o salário que muitos ganhavam num mês inteiro de trabalho duro”. Sem perceber o mau exemplo, o “moicano” já foi pai aos dezoito anos.
O tosco e ultrapassado futebol brasileiro é igual a Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia: só proporciona tristeza e decepção. Embora no passado já tenha sido um pouco melhor do que é hoje, este esporte até que poderia trazer alguma alegria aos sofridos torcedores. Garrincha era alcoólatra e pouco fez pelo futebol do Brasil. Zico, embora cantado e endeusado por muitos fanáticos torcedores, jamais ganhou uma Copa do Mundo, Gérson, o que criou a famosa lei, só vivia lesionado. Tostão perdeu um olho e abandonou a carreira precocemente, Casagrande entrou no mundo das drogas. Zagalo vivia às turras com a mídia: “vão ter que me engolir”, disse certa vez. Romário, com uma vida particular cheia de problemas, virou político e hoje é Deputado Federal. Enfim, essa derrota humilhante do Santos mostrou aquilo que é o nosso futebol: nada. Diante da anunciada vergonha, o Santos poderia nem ter entrado em campo para evitar o vexame. Perder por W X 0 é menos vergonhoso e humilhante do que perder de quatro.
Com um jogo limpo, cadenciado, com passes perfeitos e milimétricos, de domínio absoluto e de competência, os catalães poderiam ter aplicado sete ou oito, mas não quiseram. Talvez para não humilhar ainda mais os fracos adversários. Nem de longe o Messi pode ser comparado a qualquer jogador do Brasil. Assim como Pelé não pode ser comparado a Maradona. É um crime admitir que o argentino é pior do que o brasileiro. Assim como “El Pibe de Oro”, o nosso falso rei também não foi um bom exemplo: não reconheceu uma filha de um relacionamento extraconjugal e sempre foi casado com mulheres brancas como se renegando a sua própria etnia só que ambos são reconhecidos no mundo inteiro como dois grandes desportistas. O futebol no Brasil é coisa do passado e caminhamos inevitavelmente para o fracasso total. Neste país só roubalheira e corrupção. Talvez num campeonato mundial para saber quem é mais corrupto, desonesto e ladrão, o Brasil ganhe disparado uma taça. Até a FIFA já expulsou o Ricardo Teixeira da CBF e talvez o país nem seja mais a sede da próxima Copa. O motivo: roubalheira, claro, além da conhecida desorganização dos brasileiros. Incrível, mas o resumo deste fatídico jogo foi resumido pelo próprio e fracassado Neymar: “o Barcelona nos ensinou como se joga futebol”, disse quase chorando, ao final da partida.
 
 
 
 
 
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS